segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Planetas "estranhos"

Nos últimos 20 anos foram catalogados aproximadamente 850 planetas fora do nosso Sistema Solar, sendo alguns deles bem exóticos...

Quatro sóis:
Um retrato de família do PH1. (blog.planethunters.org)
Neste ano de 2012, astrônomos encontraram o primeiro tipo de planeta iluminado por quatro astros a 5.000 anos-luz da Terra, na constelação de Cygnus. O planeta (denominado PH1) possui o tamanho de Netuno (um raio 6x maior que o da Terra) e, apesar de ser puxado por quatro forças gravitacionais diferentes, consegue manter uma órbita estável. 

Escuridão: 
TrES-2b, o planeta mais escuro já descoberto. (Image credit: NASA/JPL-Caltech/T. Pyle)
Em 2011, um grupo de astrônomos anunciou a descoberta de um exoplaneta que seria, até então, o mais escuro já localizado. O planeta (denominado TrES-2b) fica a 718 anos-luz da terra, possui o tamanho de Júpiter e reflete apenas 1% da luz que o atinge.
A distância entre o planeta e seu astro pode ser a responsável pela escuridão. O TrES-2b orbita sua estrela a apenas 4,83 milhões de quilômetros de distância, que aquece o planeta a mais de 1.000ºC e o torna muito quente para a formação de nuvens de amônia (que refletem); sua atmosfera possui elementos químicos que absorvem ao invés de refletir luz. Mas esses fatores não explicam de modo concreto a extrema falta de luz no planeta. David Spiegel, um dos autores do estudo sobre o TrES-2b, afirma que "o planeta é tão quente que emite um brilho vermelho fraco, como uma brasa".

Diamante:
Ilustração do interior de 55 Cancri E, o planeta-diamante. (space.com)
Na constelação de Câncer, a 40 anos-luz da Terra, um planeta, conhecido como 55 Cancri E, "provavelmente é coberto de grafite e diamante em vez de água e granito", segundo o astrônomo Nikky Madhusudhan, da universidade de Yale.
Este planeta pertence à classe dos planetas-diamante e acredita-se que seja rico em carbono, o que o faz contrastar muito com a Terra, que possui, em seu interior, relativamente pouco desse elemento, mas é rica em oxigênio. Estima-se que pelo menos um terço da massa do 55 Cancri seja de diamante, o equivalente a três vezes a massa da Terra.

Engolido:
Concepção artística do planeta Wasp-12b sendo degustado lentamente por sua estrela, Wasp-12.
Créditos: NASA
Na constelação de Auriga (ou Cocheiro), a 600 anos-luz da Terra, o planeta Wasp-12b está sendo devorado lentamente por sua estrela, a Wasp-12. Ele orbita tão próximo do astro que sua temperatura chega a 1.500ºC, sendo destorcido devido a gravidade da estrela. Sua atmosfera expandiu-se a um raio três vezes maior que a de Júpiter, e elementos provenientes dela estão "vazando" e sendo capturados pela estrela. Estima-se que o planeta ainda pode existir por mais 10 milhões de anos até se apagar.

Fonte: (com modificações!): AstroNews

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

As melhores fotos espaciais de 2012

Olá Astroleitores!
A National Geographic elegeu as melhores fotos espaciais do ano de 2012.
É realmente uma mais linda que a outra, confiram:

Nebulosa de Hélix
Confira as 10 melhores fotos espaciais de 2012
Fonte da imagem: ESO
Conhecida popularmente como "o olho de Deus", se encontra na constelação de Aquário e é a nebulosa mais próxima da Terra (700 anos-luz). É um bom exemplo visual do que acontece quando estrelas como o nosso Sol morrem.

Rastros de estrelas com auroras
Confira as 10 melhores fotos espaciais de 2012
Fonte da imagem: Alex Cherney/TWAN
Essa fotografia - tirada na península Mornington, na Austrália - mostra rastros de estrelas (star trails) juntamente com auroras no horizonte.

Dia e noite na mesma foto
Confira as 10 melhores fotos espaciais de 2012
Fonte da imagem: NASA
Além da nave espacial russa Soyuz, essa imagem também consegue mostrar a luz do dia invadindo o lado esquerdo da tela e, à direita, auroras noturnas acima do Oceano Índico.

Nebulosa da Vassoura de Bruxa
Confira as 10 melhores fotos espaciais de 2012
Fonte da imagem: Robert Franke/National Geographic
A nebulosa da Vassoura de Bruxa (ou Dedo de Deus) faz parte da Nebulosa do Véu. O que a elegeu como uma das melhores fotos foi a dificuldade em capturá-la, já que poucas imagens do universo profundo fornecem a sensação de forma e estrutura nitidamente.

Aurora Ártica
Confira as 10 melhores fotos espaciais de 2012
Fonte da imagem: Max Edin/National Geographic
Capturada pelo fotógrafo Max Edin em Longyearbyen, na Noruega. Segundo ele, esta foi certamente a aurora boreal mais linda que ela já presenciou.

Marte congelado
Confira as 10 melhores fotos espaciais de 2012
Fonte da imagem: NASA
Esta fotografia tirada pela sonda Mars Reconnaissance mostra dunas naturais da regiões polares de Marte, que parecem até esculpidas.

Auto-retrato espacial
Confira as 10 melhores fotos espaciais de 2012
Fonte da imagem: Project Gemini Online Digital Archive
Auto-retrato tirado por Buzz Aldrin em 1966, durante uma das missões do projeto Gemini, divulgado recentemente. Difícil superar um auto-retrato desse gabarito, hein?!

O elmo de Thor
Confira as 10 melhores fotos espaciais de 2012
Fonte da imagem: Observatório de Cerro Tololo/National Geographic
A 15 mil anos-luz da Terra, na constelação de Cão Maior, encontra-se a nebulosa NGC 2359, mais conhecida como o Elmo de Thor. Ela assumiu a forma de um elmo com asas por causa da radiação de estrelas muito massivas em seu interior.

A grandiosidade do Sol
Confira as 10 melhores fotos espaciais de 2012
Fonte da imagem: Reprodução/National Geographic
A imagem capturou uma explosão solar, conhecida como ejeção de massa coronária, que emite radiação do Sol e provoca as auroras em determinadas regiões da Terra.

Tempestade em Saturno
Confira as 10 melhores fotos espaciais de 2012
Fonte da imagem: Reprodução/National Geographic
A imagem, capturada pela sonda Cassini, mostra uma grande tempestade no pólo norte de Saturno.

Para ver outras fotos da seleção, acesse o site.
Fonte: TecMundo

Evolução estelar

Este é um dos conteúdos nível 4 (Ensino Médio) da OBA*

Ômega Centauro, o maior aglomerado
globular da Via Láctea.
(scienceblogs.com.br)
"Evolução Estelar" é o nome dado à série de estágios e mudanças que ocorrem na vida de uma estrela. Essas etapas avançam de forma gradual e lenta, podendo levar até bilhões de anos.
As estrelas, assim como nós, seres humanos, nascem, vivem e morrem.
O primeiro estágio da evolução estelar é o nascimento
Aglomerados estelares são verdadeiros "jardins de infância". São várias estrelas recém-nascidas, próximas, geralmente formadas da mesma nuvem de gás e poeira, amadurecendo. Existe um tipo de aglomerado estelar, o chamado aglomerado globular, onde as estrelas estão bem juntinhas em apenas um ponto, quase que esférico. 
Berçário Estelar LH95
(astronomy-universo.blogspot.com)

As estrelas nascem no que chamamos de berçário estelar, nuvens de gás e poeira cósmica, que pela força da gravidade se agrupam, adquirem densidade e calor e formam um tipo de disco (o mesmo tipo que deu origem ao sistema solar).
 Após muito tempo nessa situação, o disco fica tão denso e tão quente que converte seus átomos de hidrogênio em átomos de hélio. 
Essas fusões nucleares não cessam tão cedo. O hidrogênio continua sendo convertido em hélio, o que funciona como um combustível para a atividade da estrela. 

Plêiades, estrelas jovens.
(anjosereno.webnode.pt)
Assim como é a fase da adolescência e puberdade para nós, ser uma estrela jovem é passar por constantes mudanças, intensa atividade e diversas instabilidades. Ela sofre variações na temperatura, massa e diâmetro.
Durante a meia-idade, (quando a estrela chega em sua sequência principal, fica apenas queimando hidrogênio) ela ainda é muito jovem, portanto ficará nesse ciclo durante muito tempo. Diz-se que a estrela chegou em sua fase de estabilidade. Essa fase equivale a quase 90% de toda a vida das estrelas.
Antares, uma gigante vermelha.
(megastrologia.com.br)

A maturidade da estrela começa quando a maior parte de sua reserva de hidrogênio já se esgotou. Praticamente todo o seu núcleo já se converteu em hélio, assim, a fusão entre as moléculas de gás diminui e dá início a um período de contração e superaquecimento. Novamente, a densidade e o calor aumentam tanto que o movimento se inverte e a estrela passa a se expandir, virando uma gigante vermelha.


Estágios finais da evolução estelar
A morte de uma estrela depende crucialmente de sua massa;
1. Se a massa da estrela for até duas vezes a do Sol, sua contração a transformará em uma anã branca, pequeno astro moribundo, 100 vezes menor que seu tamanho original; 2. Se a massa for duas a três vezes a do Sol, sua contração será tão violenta que as partículas de gás tornam-se nêutrons. O resultado é a chamada estrela de nêutrons, o segundo corpo celeste mais denso do Universo; 3. Se a massa da estrela for três vezes maior que a do Sol, sua contração final será tão violenta que o núcleo se transformará num buraco negro, o corpo celeste mais denso que se conhece. Enquanto isso, os gases periféricos dão origem a uma supernova, massa gasosa que brilha por pouco tempo e logo desaparece.
Fontes (com modificações!):

Eclipses lunar e solar, umbra e penumbra

Esse texto é de 2010 (quando criei o blog), e estava incorporado em um outro post.
Hoje, revendo as postagens, decidi que ele merece um lugar só dele...

Eclipses do Sol e da Lua
Eclipses: Eclipse é o fenômeno que ocorre quando um corpo entre na sombra do outro, portanto, quando a Lua entra na sombra da Terra, ocorre um Eclipse Lunar, e quando a Terra é atingida pela sombra da Lua, acontece um Eclipse Solar. Os eclipses ocorrem pela sombra que se forma quando o Sol chega em certos pontos de Terra ou da Lua. O que acontece é o seguinte: Temos a Terra, mais pra frente dela temos a Lua, e mais pra frente da Lua temos o Sol. Como a Terra está sempre girando em torno do Sol e de si mesmo, e a Lua também gira em torno da Terra, o nosso Planeta e a Lua estão em constante movimento, de vários ângulos diferentes, assim, o Sol chega de diferentes formas e intensidades, formando numerosas sombras conforme giram a Terra e a Lua. Isso são eclipses.

Eclipses do Sol e da Lua: ocorre quando a Lua está entre a Terra e o Sol. Se a Lua cobriu todo o Sol, o eclipse é total, caso cubra somente parte dele, o eclipse é parcial. Se a Lua está próxima de seu apogeu (ponto mais distante de sua órbita), o diâmetro da Lua é menor que o do Sol, e ocorre um eclipse anular.

Eclipse Lunar Total (Lua na Sombra da Terra)
Eclipse Lunar: Um eclipse lunar ocorre quando a Lua entra na sombra da Terra. À distância da Lua, 384 mil km, a sombra da Terra, que se estende por 1,4 milhões de km, cobre aproximadamente 3 luas cheias. Em contraste com um eclipse do Sol, que só é visível em uma pequena região da Terra, um eclipse da Lua é visível por todos que possam ver a Lua. Como um eclipse da Lua pode ser visto, se o clima permitir, de todo a parte noturna da Terra, eclipses da Lua são muito mais freqüentes que eclipses do Sol, de um dado local na Terra. A duração máxima de um eclipse lunar é 3,8 hr, e a duração da fase total é sempre menor que 1,7 hr. Um eclipse total da Lua acontece quando a Lua fica inteiramente imersa na umbra da Terra; 
Eclipse Penumbral
Eclipse Parcial
Se somente parte dela passa pela umbra, e resto passa pela penumbra, o eclipse é parcial. Se a Lua passa somente na penumbra, o eclipse é penumbral. Um eclipse total é sempre acompanhado das fases penumbral e parcial. Um eclipse penumbral é difícil de ver diretamente com o olho, pois o brilho da Lua permanece quase o mesmo. Durante a fase total, a Lua aparece com uma luminosidade tênue e avermelhada. Isso acontece porque parte da luz solar é refractada na atmosfera da Terra e atinge a Lua. Porém essa luz está quase totalmente desprovida dos raios azuis, que sofreram forte espalhamento e absorção na espessa camada atmosférica atravessada. 
O que é penumbra e umbra? 

Umbra: região da sombra que não recebe luz de nenhum ponto da fonte. 
Penumbra: região da sombra que recebe luz de alguns pontos da fonte.

Eclipse Solar Parcial
Eclipse Solar Total
Durante um eclipse solar, a umbra da Lua na Terra tem sempre menos que 270 km de largura. Como a sombra se move a pelo menos 34 km/min para Leste, devido à órbita da Lua em torno da Terra, o máximo de um eclipse dura no máximo 7 1/2 minutos. Portanto um eclipse solar total só é visível, se o clima permitir, em uma estreita faixa sobre a Terra, chamada de caminho do eclipse. Em uma região de aproximadamente 3000 km de cada lado do caminho do eclipse, ocorre um eclipse parcial.

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Astronomia para iniciantes (nova página!!!)

Olá!!!

Estava aqui, lembrando-me de quando surgiu meu interesse pelo céu. Sempre me fascinei muito por ele, mas admito que a iniciação na astronomia, de fato, não foi fácil. Uma porque moramos no Brasil e aqui esse estudo ainda não é tão divulgado, outra porque eu não queria gastar horrores com cursos, equipamentos, etc. E pensando nisso tudo, nas pessoas que querem adentrar no mundo da astronomia mas que não possuem nenhuma referência de como e o que fazer, decidi criar uma página exatamente com esse intuito: apoiar astrônomos amadores.
Acredito que, em grande parte, compete a nós aqui dos blogs, sites, da mídia, enfim; divulgar a Astronomia e situar iniciantes do estudo, pois só assim chegaremos a algum lugar, todos juntos...

Presentinho dos céus...

Olá!!!

alfadocentauro.wordpress.com
No dia 28 de novembro tivemos uma ocultação de Júpiter pela Lua visível do Sul (aqui em Curitiba estava tri bonito!) e Sudeste do país, porém a maioria não pôde acompanhar o espetáculo...

Eis que hoje, dia 25 de dezembro, surge uma segunda oportunidade!
A partir das 20h30 (horário de Brasília) o Brasil inteiro e boa parte da América do Sul poderá assistir ao show. É sempre bom dar início à observação um pouquinho antes, pois esses fenômenos nunca acontecem na hora exata... De qualquer forma, fica a dica (:
O evento durará cerca de 1h30, então, lá por umas 22h00 Júpiter vai estar "saindo" de trás da Lua.
Não é necessário nenhum tipo de instrumento, mas com um binóculo ou luneta fica ainda melhor de ver os detalhes.

Papai Noel caprichou no presente, hein?!
Boas observações!!!

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Fatos e boatos...

blog Da Terra Para as Estrelas replicou esse texto e, como achei bem interessante, decidi fazer o mesmo :D
Aí vai:

Grupo de Apoio em Eventos Astronômicos, através de seus sócios, membros e colaboradores, parabeniza os nibirutas, fanáticos, pseudocientistas, portavozes de alienígenas, charlatães, vigaristas e propagadores de datas fatídicas por terem sobrevivido ao "fim do mundo".
Estendemos nossos cumprimentos aos defensores do politicamente correto, que insistem com o discurso de que devemos respeitar as crenças de cada um, por mais absurdas que sejam, ou por mais transtornos que elas possam causar a uma sociedade.
Reconhecemos nossa derrota porque tínhamos um pouco de esperança de vermos, junto de nossa própria destruição, toda essa corja sendo dizimada, exterminada, reduzida a pó. Mas que pena! Sonhamos alto demais!
Parabéns a todos vocês por serem a prova (ainda) viva de que a Humanidade, apesar da tecnologia e dos avanços no conhecimento, voltou (ou fez começar) definitivamente à Idade das Trevas.
Encerramos esta declaração com algumas citações:
LEI DAS CONTRAVENÇÕES PENAIS:
(Artigo 41. Causar pânico ou tumulto)Provocar alarme, anunciando desastre ou perigo inexistente, ou praticar qualquer ato capaz de produzir pânico ou tumulto, pena de prisão simples, de quinze dias a seis meses, ou multa de até R$ 112.000,00.
Aos defensores politicamente corretos:
CÓDIGO PENAL BRASILEIRO:
Art. 287 - Fazer, publicamente, apologia de fato criminoso ou de autor de crime:
Pena - detenção, de 3 (três) a 6 (seis) meses, ou multa.


Enfim... entre fatos e boatos... uma sílaba muda tudo (:

Feliz Newtal!!!

Olá!!!

bulevoador.com.br
Na noite de hoje, crianças aguardarão o bom velhinho e cristãos comemorarão o nascimento de seu Salvador. Como já deixei bem explícito desde que criei o blog, sou ateísta, e, portanto, não comemoro o natal (talvez não como a maioria da população).

Ao invés de Natal, comemoro o Newtal!!!
Você pode comemorar ambos, se for cristão e também amante da ciência...

De acordo com o calendário juliano usado então em Woolsthorpe, Inglaterra, Newton nascera dia 25 de dezembro de 1642. Não contou com uma estrela de Belém mas, graças a ele, pudemos conhecer o movimento dos astros.

Newtal
lablogatorios.com.br

Este homem nos presenteou com a lei da gravitação, as leis do movimento, o cálculo, o teorema binomial, o telescópio de reflexão, o espectro da luz... Mais do que um motivo para comemorarmos seu nascimento.
Muitos comemoradores do Newtal (ou Newtonmas, em inglês) enfeitam suas árvores, não com bolinhas coloridas, e sim com pequenas maçãs, em alusão à história de Newton, iluminado com o conceito de gravidade embaixo duma macieira.
Enfim, cada qual com seu cada qual, não é?!

Deixo aqui o meu voto de Feliz Natal e Feliz Newtal a vocês, 

meus queridíssimos Astroleitores!!!




domingo, 23 de dezembro de 2012

Petróleo no espaço e gelo em Mercúrio

*Essas notícias são de, pelo menos, umas 3 semanas atrás.
Achei bem interessante (:

Um grupo alemão identificou moléculas interestelares de C3H+ no centro da nebulosa Cabeça de Cavalo, visível da Terra na constelação de Órion (três marias). O C3H+ integra a família dos hidrocarbonetos, partículas essenciais na formação de petróleo e gás natural. A presença dos níveis tão altos (e inesperados!) dessas moléculas na nebulosa se explica pela proximidade a uma estrela maciça, de brilho intenso. Os raios ultravioletas fragmentam grandes moléculas (os chamados PAHs - hidrocarbonos policíclicos aromáticos) e dão origem a uma grande quantidade de pequenas moléculas de hidrocarboneto, surgindo aí o "petróleo espacial".

Nebulosa Cabeça de Cavalo. Fonte: ESO

Já a descoberta de gelo e compostos orgânicos (semelhantes a piche ou carvão) em Mercúrio foi divulgada pela NASA e publicada pela revista Science. A explicação para a presença dessas substâncias no planeta mais próximo do Sol é que foram levadas por cometas e asteroides a milhões de anos e estão protegidas dentro de crateras no pólo norte do planeta.
A vida na Terra se baseia em compostos orgânicos, mas nem todos esses compostos estão necessariamente associados à vida. Os cientistas não acreditam que Mercúrio seja ou tenha sido adequado a vida, mas a descoberta de compostos orgânicos em um planeta do Sistema Solar pode explicar como a vida na Terra começou e como ela pode evoluir em outros planetas.


FONTES: (com modificações)
http://astropt.org/blog/2012/12/01/astronomos-descobrem-petroleo-no-espaco/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...