segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Era plana, ficou redonda, mas é geoide!

Boa noite AstroLeitores!

Acredito que dá pra ter uma ideia de quem estou falando só pelo título da postagem... Da nossa querida Terra :D
Parece meio bobo falar sobre isso, discutir sobre a forma do nosso planeta (coisa que já gerou muita confusão antigamente), mas eu acho interessante esse assunto, mostrar a evolução da humanidade, o momento em que a ignorância foi deixada de lado e tudo mais.
Pensando nisso, lembrei das minhas aulas de História da 6ª série em que estudávamos as Grandes Navegações, os países europeus que conquistavam os mares com as caravelas em busca de terras, especiarias e riquezas. A Igreja Católica e o Estado apoiavam muito essas expedições, a Igreja para conseguir mais fiéis e os reis para lucrar com os impostos. Enfim, basicamente todos saíam ganhando, era uma atividade super lucrativa na época, rendia.
Porém, existiam perigos que esses caras que navegavam temiam muito. Naquele tempo, eles acreditavam que a terra era plana, e que quanto mais se afastavam da terra firme mais se aproximavam de um imenso abismo do qual as navegações despencavam; além de monstros horrendos que habitavam essas regiões próximas as "quatro bordas" do planeta. Esses riscos de abismos e monstros, obviamente, eram imaginários; mas de fato existiam os perigos reais, como condições precárias de higiene e alimentação que por sua vez ocasionavam doenças. Algumas navegações não retornavam por conta desses perigos reais enfrentados, mas como os perigos imaginários eram confirmados e incentivados pela Igreja e pelo Estado, somando-se à ignorância das pessoas daquela época desprovidas de qualquer conhecimento, prevaleceram durante muito tempo.
E isso era ótimo para a Igreja e para o Estado, pois evitavam futuras e possíveis especulações, tumultos e oposições por parte do povo - não muito diferente do que ocorre hoje com a mídia e com a política. Eles tentavam manter as pessoas "burras", mas como sempre existem exceções, haviam aquelas que não se conformavam e procuravam a verdade racional acima de tudo. Essas pessoas eram condenadas, cruelmente. Naquele tempo, contrariar qualquer coisa dita pelos religiosos e nobres era como um crime.
Mas então como descobriram que a Terra é redonda?
Eratóstenes, há aproximadamente 285 antes de Cristo, descobriu que a Terra era redonda e mais que isso: conseguiu calcular a circunferência quase que exata do nosso planeta, com uma precisão perfeita para a época.Alexandria era a verdadeira capital do mundo, possuía uma enorme e moderna biblioteca onde Eratóstenes presidiu por um determinado tempo a convite do rei egípcio Ptolomeu III.
Um certo dia, na biblioteca de Alexandria, Eratóstenes leu um artigo bem interessante, onde dizia: Em Siena, mais ao sul de Alexandria, no dia mais comprido do ano (hoje 21 de junho, no pólo norte) precisamente ao meio-dia, o sol não projeta sombra sobre os corpos iluminados.
Como? Pensou Eratóstenes. Como pode um corpo iluminado pelo sol não projetar sombra na cidade de Siena e sempre projetar em Alexandria? Qualquer pessoa poderia ter deixado esse pensamento de lado, mas parece que Eratóstenes, realmente era alfa em muitas coisas.
Eratóstenes sabia que o sol estava tão longe da terra que seus raios chegariam até aqui paralelos, então como explicar que em Alexandria sempre aparecia sombra nos objetos iluminados pelo sol e em Siena não?
Em uma superfície plana isso não era possível de acontecer. Por exemplo, duas varetas, colocadas em locais distintos, devem apresentar o mesmo comprimento de sombra se o mundo fosse plano. Diferenças no comprimento das sombras, disse Eratóstenes, somente poderiam acontecer se a superfície da terra fosse curva, essa era a única explicação plausível.
E mais, no dia mais comprido do ano, Eratóstenes mediu, exatamente ao meio dia, quando o sol ficava a pino em Siena (sombras não eram projetadas), o tamanho da sombra de uma vareta em Alexandria para calcular a diferença de ângulo entre as duas cidades. Isso significa que, na hipótese das varetas serem colocadas tão profundamente, uma em Alexandria e outra em Siena, de modo que ambas se interceptassem no centro da terra, seria formado um ângulo entre elas. Esse ângulo era de (7°).
A diferença do ângulo entre as duas cidades era de exatamente (7°). Como uma esfera completa tem (360°), significa que cabem pouco mais de 50 posições de (7°) na esfera (360:7 = 51,42).
Agora, Eratóstenes precisava saber a distância entre Alexandria e Siena, para isso, ele contratou algumas pessoas para medirem. O resultado foi 800 km.
Multiplicando-se 800 por 50 = 40.000 km, esta foi a medida da circunferência da terra obtida por Eratóstenes. Sabemos que o valor correto atual é de 40.072 Km, ou seja, dois séculos antes de Cristo, usando-se varetas de sombra e cérebro, Eratóstenes mediu com extrema precisão o tamanho da circunferência de nosso planeta.


Hoje, é quase óbvio dizer que a Terra é redonda, mas depois de tanto tempo acreditando que ela era plana, tanto tempo para provar que ela de fato é uma esfera; eis que... a Terra não é completamente redonda. O mapa mais preciso já feito da gravidade da Terra, com informações coletadas pelo satélite Goce, mostra que é Terra não é uma esfera perfeita, e sim um modelo chamado "geoide" 

sábado, 1 de setembro de 2012

Mais um ano com vocês...

Gostaria de compartilhar minha alegria com vocês, AstroLeitores.
Foi algo que passou em branco, nem eu mesma recordei assim de imediato, mas ainda dá tempo de comemorar...
Só pra registar; no dia 06 de Agosto, o Princípios da Astronomia completou dois aninhos :D
Espero que vocês estejam gostando do trabalho que faço nesse meu cantinho que passou a ser cantinho de vocês, também. Eu fiz bons amigos aqui no Princípios da Astronomia, e adoro todos, muito muito mesmo.
Obrigado por tudo.

Thainá Mocelin do Nascimento.

Maiores mistérios atuais da Astronomia

Salut! Ça va? (praticando meu francês, ha-ha)

A Revista "Science", uma das mais prestigiadas revistas científicas do mundo, geralmente publica avanços ou esclarece questões da Ciência, porém há uns 3 meses os editores prepararam uma série chamada "Mistérios da Astronomia", que dá espaço a dúvidas ainda não foram solucionadas, apresentando oito fenômenos que os cientistas não conseguem explicar ou entrar num consenso para isso.
O que é energia escura?
Há 14 anos, os cientistas descobriram a energia escura, mas ainda não conseguiram explicar exatamente o que ela é. Pelos conhecimentos que a humanidade tem de física, a expansão do Universo deveria ser cada vez mais lenta. Porém, a expansão está, na verdade, se acelerando. A – desconhecida – causa dessa aceleração recebeu o nome de energia escura.

Os astrônomos têm três possíveis explicações para o fenômeno. Ela pode ser alguma propriedade desconhecida do espaço no vácuo, um novo tipo de campo de força – chamado de “quintessência” – ou, ainda, sinal de que as teorias científicas a respeito da gravidade estão incorretas. O grande problema é que os especialistas não têm nem pistas de como poderão fazer experiências para chegar a uma conclusão.
Galáxia Abell 1689 teria matéria escura, segundo os astrônomos (Foto: Nasa, ESA, E. Jullo (JPL), P. Natarajan (Yale), & J.-P. Kneib (LAM, CNRS))
Galáxia Abell 1689 teria matéria escura, segundo os astrônomos (Foto: Nasa, ESA, E. Jullo (JPL), P. Natarajan (Yale), & J.-P. Kneib (LAM, CNRS))
Qual é a temperatura da matéria escura?
A “matéria escura” é uma teoria desenvolvida em 1933 para explicar como as galáxias se mantêm unidas. Uma quantidade de massa invisível explicaria o campo gravitacional que une os corpos celestes de uma galáxia.

Os físicos ainda não sabem precisamente o que é a matéria escura, mas provavelmente conseguirão detectar algumas de suas partículas dentro de poucos anos. Até lá, a temperatura dessa matéria permanecerá um mistério. Pela teoria atual, ela deveria ser gelada, mas se admite que ela pode ser bem mais quente.
Onde estão os bárions desaparecidos?
Bárion é um termo genérico para descrever as partículas subatômicas, como os prótons e os nêutrons. Pelos cálculos dos astrônomos, cerca de 10% da massa bariônica do Universo está nas galáxias. Gases quentes intergalácticos também formam 10% do Universo, e outros 30% são nuvens de gases frios.

Sobraram 50%, a metade das partículas do Universo, que os cientistas não conseguem localizar. Uma teoria afirma que esses bárions estariam num plasma difuso, mas ainda não há consenso quanto a isso.
Como as estrelas explodem?
A morte de uma estrela não é um processo pacífico. Depois de brilharem por milhões, muitas vezes bilhões de anos, elas se transformam em uma bola de fogo gigante conhecida como “supernova”. As supernovas já são objeto de estudo científico há décadas, mas ainda não está claro para os astrônomos quais são os processos que antecedem a explosão dentro das estrelas.

Imagem da supernova RCW 86, feita com a composição de dados obtidos por quatro telescópios diferentes (Foto: Nasa/ESA/JPL-Caltech/UCLA/CXC/SAO)
Imagem da supernova RCW 86, feita com a composição de dados obtidos por quatro telescópios diferentes (Foto: Nasa/ESA/JPL-Caltech/UCLA/CXC/SAO)
O que reionizou o Universo?
O estudo da história do Universo tem uma lacuna importante que diz respeito ao que acontece dentro dos átomos. De acordo com a teoria, o Big Bang, a explosão que deu início ao Universo como conhecemos, aconteceu há 13,7 bilhões de anos.

Cerca de 400 mil anos depois disso, com a temperatura já mais fria, a atração natural de prótons e elétrons formaria átomos estáveis de hidrogênio. Centenas de milhões de anos depois, no entanto, algo retirou elétrons desses átomos, e formou íons – que não têm um número estável de elétrons e, por isso são mais propensos a reações. O que não se sabe é o que foi esse algo responsável pela reionização.
Qual é fonte dos raios cósmicos mais energéticos?
Há 50 anos, no estado norte-americano do Novo México, cientistas detectaram uma partícula extremamente energética, que recebeu o nome de raio cósmico. Esse raio era, na verdade, um núcleo de um átomo que vaga pelo Universo trombando em corpos celestes, com uma energia de 100.000.000.000.000.000.000 eV – valor tão alto que não podia ser produzido por nenhum processo conhecido até então. E continua sendo, por que os cientistas ainda não conhecem o processo que gera tamanha energia.
Por que o Sistema Solar é tão bizarro?
Pelo Universo afora, planetas de todos os tipos – quentes, frios, rochosos, gasosos, grandes e pequenos – giram ao redor de estrelas. O Sol é capaz de reunir essa diversidade de planetas em torno de si.

Levando em conta massa, composição química e tamanho, Vênus seria o par mais próximo da Terra, mas os planetas são quase opostos. Vênus tem uma atmosfera ácida, densa e quente, e não tem sinais de já ter tido água – enquanto a Terra é cheia de oceanos. A rotação dos dois também é completamente diferente – em Vênus, o dia dura mais que o ano.
A comparação entre Terra e Vênus é apenas um exemplo da diversidade encontrada entre os oito planetas e outros corpos celestes do sistema.
Por que a coroa solar é tão quente?
No interior do Sol, onde ocorre fusão nuclear, a temperatura supera os 16 milhões de graus Celsius. Na superfície, a temperatura é bem mais baixa, na casa de 5 mil graus Celsius. Porém, acima da superfície, se forma a coroa solar, onde a temperatura supera 1 milhão de graus Celsius.

Os cientistas sabem que a energia solar é suficiente para gerar temperaturas tão altas e que o campo magnético do Sol é forte o bastante para levar a energia até o campo magnético. Os detalhes do processo, no entanto, ainda estão longe de ser um consenso, e há várias teorias conflitantes oferecendo essa explicação.
'Música solar' ocorre em fluxos magnéticos que compõem a coroa solar. (Foto: Nasa/Divulgação)
É na coroa solar que se originam as erupções solares (Foto: Nasa/Divulgação)
FONTE: G1

Asteroides próximos da Terra em Setembro

Olá! :) 
Já nesse dia 1º gostaria de postar pra vocês os asteroides que estarão próximos da Terra ao longo do mês.

NomeAproximaçãoDistância (LD*)TamanhoMagnitudeVelocidade (Km/s)
(2012 QZ17)01/09/201238.922 m - 50 m25.45.88
(2012 LU7)02/09/201246.7430 m - 970 m18.98.16
(2012 FS35)02/09/201260.12.3 m - 5.2 m30.32.87
(2012 HG31)03/09/201227.9440 m - 990 m18.910.33
(2012 PX)04/09/201217.562 m - 140 m23.210.02
(2012 QC18)05/09/201226.642 m - 93 m246.08
(2012 EH5)05/09/201262.838 m - 84 m24.29.75
(2011 EO11)05/09/201240.29.0 m - 20 m27.48.81
(2007 PS25)06/09/201219.323 m - 52 m25.38.5
(2005 RZ2)07/09/201238.760 m - 130 m23.27.32
329520 (2002 SV)08/09/201241.9300 m - 670 m19.89.17
(2012 QD8)09/09/201216.965 m - 150 m23.119.58
(2012 PK24)09/09/201225.250 m - 110 m23.610.52
(2012 PM28)10/09/201250.168 m - 150 m2317.64
(2011 ES4)10/09/201269.820 m - 44 m25.712.96
(2008 CO)11/09/201271.974 m - 160 m22.84.1
(2012 PZ19)13/09/201235.429 m - 66 m24.87.57
(2012 QC8)14/09/201222.7690 m - 1.5 km17.920.37
(1998 QC1)14/09/201263.9310 m - 690 m19.717.11
226514 (2003 UX34)14/09/201273.2260 m - 590 m2025.74
(2007 PB8)14/09/201265.5150 m - 340 m21.214.51
(2012 QG42)14/09/20127.4230 m - 520 m20.311.04
(2002 EM6)15/09/201271.3270 m - 590 m2018.56
(2002 RP137)16/09/201263.266 m - 150 m237.31
(2009 RX4)16/09/201266.215 m - 35 m26.28.35
(2001 QM142)17/09/201218.273 m - 160 m22.811.81
(2005 UC)17/09/201277.5280 m - 630 m19.97.55
(2012 FC71)18/09/201241.824 m - 53 m25.23.51
(2012 QG49)19/09/201232.681 m - 180 m22.69.44
331990 (2005 FD)19/09/201274.5320 m - 710 m19.615.92
(1998 FF14)19/09/201236.1210 m - 480 m20.521.4
(2009 SH2)24/09/201256.928 m - 62 m24.97.52
333578 (2006 KM103)25/09/201224.4260 m - 590 m208.54
(2002 EZ2)26/09/201274.8270 m - 610 m206.76
(2012 QF42)27/09/201242.8140 m - 300 m21.58.69
(2011 OJ45)29/09/201252.118 m - 39 m25.94.24
(2009 SB170)29/09/201269.6200 m - 440 m20.732.39
(2012 JS11)30/09/201227.7260 m - 590 m2012.6

Robô Curiosity curte um bom rock

Olá terráqueos...

Quando passei os olhos nessa notícia assim, por cima, achei que fosse brincadeira, mas depois que li inteira vi que de fato é verdade e adorei saber que, assim como eu, o Curiosity curte o bom e velho rock'n'roll. 
A NASA revelou na última sexta-feira (17) que o robô é "despertado" todos os dias em Marte ao som de bandas de rock dos anos 60, como The Beatles e The Doors, além de Frank Sinatra e músicas de trilhas sonoras de filmes.
A informação foi divulgada durante uma sessão de perguntas num fórum da internet, o "Reddit", por um dos técnicos da Nasa. "O robô tende a agir de forma 'menos excêntrica' com uma boa música pela manhã", disse Eric Blood.

A trilha sonora matinal do Curiosity é formada por "Good Morning Good Morning", dos Beatles; "Break on Through", do The Doors; "Come Fly With Me", do Frank Sinatra; "Wake Up Little Susie", do Simon and Garfunkel; "Echelon", do 30 Seconds to Mars; e "Got the Time", do grupo de rock pesado Anthrax. 

São todas bandas que eu amo de paixão, acho que estou apaixonada por esse robô *-*

Há ainda canções de filmes, como os temas de "Missão Impossível" e "Star Wars" ("Guerra nas Estrelas", na tradução do inglês), a música "Good Morning", do musical "Dançando na Chuva", e a música clássica "A Cavalgada das Valquírias", do compositor alemão Richard Wagner. 

Espero que vocês tenham gostado dessa pequena curiosidade; eu adorei :)

A Lua Azul de Neil Armstrong

Olá Astroleitores! :)

Agora mesmo estou acompanhando esse fenômeno tão bonito que é a Lua Azul. Odeio desapontá-los, mas a Lua não está azul de verdade, ha-ha-ha.

A Lua Azul ocorre a cada 2,7 anos. Como o ciclo lunar completo tem 29,5 dias e um mês na Terra tem 30/31 dias, quando sincronizamos o ciclo e o calendário sobram alguns dias que vão somando-se durante aproximadamente 3 anos e causam o efeito da Lua Azul, que é nada mais nada menos a segunda Lua cheia num mesmo mês. 

Apesar do nome, a coloração do satélite é a mesma de sempre :D

O funeral de Neil Armstrong - ex-astronauta, o primeiro homem a pisar na Lua - que faleceu sábado (25) aos 82 anos por complicações numa cirurgia será aberto apenas à familiares e amigos; mas a família sugeriu, em um comunicado, que as pessoas olhassem para a Lua e dessem uma piscadinha, como uma homenagem.

Eu já dei a minha, e foi um momento bem bonito, me senti em paz e espero que Neil também :')


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...