sábado, 31 de março de 2012

Pra encher os olhos d'água...

OLÁ RS
4ª postagem desse sábado ~viva!~

Já que estou recuperando o tempo perdido, quero compartilhar mais uma coisa com vocês; uma situação que vivi alguns dias atrás...
Quem acompanha o blog desde o início ou há bastante tempo sabe que eu sou completamente apaixonada por Auroras polares, aliás qualquer pessoa com conhecimentos básicos em Astronomia sonha em presenciar uma; é de se emocionar...
Há pouco mais de uma semana meu professor de Geografia levou um vídeo para a classe assistir e entender as zonas climáticas e tudo mais. Obviamente ele falaria dos pólos e, obviamente, também mencionaria as auroras. Fiquei ansiosíssima.
É uma matéria do Fantástico (se não me engano) de setembro de 2011, do quadro Planeta Extremo.
Tenho que confessar: Eu chorei no final. Chorei muito.
Quase ninguém da turma deu a mínima para o vídeo; e eu fiquei lá, derramando lágrimas...
É INCRÍVEL.
Não tem como explicar aqui, portanto vejam vocês mesmos. O vídeo dura cerca de 20 minutos, 20 minutos que enchem os olhos d'água. 


Pra gravar essa matéria a equipe contou com a ajuda de Kjetil Skogli, um dos melhores do mundo expert em relação a Auroras. No final até ele se comove e diz:

 “O céu está repleto de aurora boreal. Não importa se você busca isso por 10 ou 20 anos; quando o céu está cheio de luzes do norte, é sempre lindo. Essa noite nós tivemos muita sorte, foi um grande show”

Pronto. Logo chorei um oceano quando ele disse isso.


Re-blogando: Observações Nocturnas

OLÁ - NOVAMENTE - :D

É a terceira vez que posto hoje, estou meio que repondo o tempão que fiquei afastada; fora que, dando uma olhada nos blogs de meus amigos, achei muita coisa interessante que vale a pena re-blogar :)

Enfim... Meu amigo português Carlos Capela, do blog Observações Nocturnas fez uma postagem muito muito legal que eu gostaria de compartilhar com vocês...

Carlos sempre posta suas próprias experiências em relação à Astronomia. Esta é uma característica de seu blog que eu admiro muito, pois gera uma enorme troca de experiências entre ele e os leitores e é muito bacana ver essa relação, essa parceria mútua que enriquece o intelecto de ambos (aqui no PdA costuma dar certo também rs)

Sem mais delongas, visite a postagem, deixe seu comentário e siga esse blog, vale muito a pena!!!

Constelações variam nos hemisférios?

Olá meu povo e minha pova!

Há mais de 1 mês recebi um e-mail de um Astroleitor chamado Eduardo Almeida. No dia estava com pressa e não prestei muita atenção, não de propósito e sim porque realmente estava com pressa. Depois voltei, li e fiquei muito curiosa, pois ele estava com uma dúvida que nem eu mesma tinha conhecimento. Já tinha ouvido falar, porém nunca tive oportunidade e "incentivo" suficiente para pesquisar...
Ando um tanto quanto preguiçosa ultimamente xD

Pois então, Eduardo me perguntou se o hemisfério Sul possui mais constelações que o hemisfério Norte, e, se possui, qual seria o motivo.
Pesquisei - e pesquisei muito - para entender e postar aqui no blog numa linguagem que vocês também entendessem, sem tantos "palavrões" difíceis rs.
Na realidade não existem muitos sites falando sobre isso, pra ser sincera só encontrei um trecho no Wikipedia (que eu não considero confiável a nível científico) e alguns outros sites em que a linguagem é muito complicada.


De fato, o hemisfério Sul possui mais constelações VISÍVEIS que o Norte. Aqui está a lista:

No hemisfério Norte podes encontrar: Andrómeda, Cocheiro, Boieiro, Girafa, Cães de caça, Cão Menor, Cassiopeia, Cefeu, Cabeleira de Berenice, Coroa Boreal, Cisne, Golfinho, Dragão, Potro (Cavalinho), Hércules, Lagartixa, Leão Menor, Lira, Lince, Pégaso, Perceu, Flecha (Sete), Triângulo, Ursa Maior, Ursa Menor e Raposinho.
No hemisfério Sul, podes encontrar: Máquina-PneumáticaAve-do-ParaísoA ÁguiaO Altar, Cinzel, Cão Maior, Quilha, Centauro, Baleia, Camaleão, Compasso, Pomba, Coroa Austral, Corvo, Taça, Cruzeiro do Sul, Espadarte, Erídano, Fornalha, Grou, Relógio, Hidra Fémea, Hidra Macho, Índio, Lebre, Lobo, Montanha da Mesa, Microscópio, Unicórnio, Mosca, Régua, Octante, Serpentário, Orionte, Pavão, Fénix, Pintor, Peixe Austral, Popa (Ré), Bússola, Retículo, Escultor, Escudo de Sobieski, Serpente, Sextante. Telescópio, Triângulo Austral, Tucano, Vela e Peixe Voador.

Podemos perceber que a quantidade é bem maior no hemisfério Sul.
MAAAAS...
Na verdade, o que varia não é a quantidade em cada hemisfério, e sim a visibilidade, ou seja; ambos os hemisférios possuem as mesmas constelações (afinal só existe um plano celeste, "um céu"), porém só enxergamos determinadas constelações aqui no hemisfério Sul que não são visíveis no hemisférioNorte, e vice-versa.

FONTE: Explicatorium (ótimo site, linguagem clara e objetiva, indico muito a vocês!!!)

Panspermia

Olá meus queridíssimos AstroLeitores!! :)

Fico feliz em voltar aqui e ver que tanta gente continua acompanhando pacientemente o blog apesar de estar meio paradão por mais ou menos uns 2 meses por conta de minha ausência.
'Tá' uma correria danada, trabalhos do colégio e projetos independentes, tudo passando muito depressa.
Pensei até em sustentar outro blog sobre Arte (outra paixão minha) mas como não estou dando conta desse, achei melhor me concentrar só aqui, pelo menos por enquanto.
Mas enfim, agradeço o carinho de vocês, imensamente :)

Hoje vou postar sobre Panspermia.

Nem eu mesma conhecia esse termo, achei bem interessante a teoria em si.
Estava na aula de Biologia conversando sobre a origem do Universo e tal, eu falo muito sobre isso e sou bastante torturada pelos meus amigos, já que eles esperam que eu saiba tudo a respeito desses assuntos; tirando o fato de eu ser ateia, o que gera bastante tumulto nos debates coletivos. Eles perguntam: "Se tu não acreditas em Deus, como explicas o Universo, a Terra e todos nós?" e lá vou eu dar meu sermão básico sobre Big Bang, vida extraterrestre, provas, teorias plausíveis, etc etc etc...
Continuando...

A teoria mais aceitável pela Ciência (todos aqui devem saber) é a do Big Bang, a grande explosão. Sempre foi a minha teoria preferida (na verdade a única que eu acreditava de verdade);
Mas existe uma outra teoria super instigante, pelo menos pra mim que adoro temas polêmicos desse feitio.

E se a vida na Terra não tivesse sido criada... NA TERRA?


Parece um papo meio sem noção assim, à primeira vista, mas depois a gente acostuma.
Não sei o que vocês acham disso, mas é uma bela teoria na minha opinião.
Pensei nisso algumas vezes, confesso, mas não sabia da existência da Panspermia (digo, a teoria formulada em si).
Bom, achei o tema interessante e quis compartilhar com vocês. Não vou postar nada aqui no PdA, irei apenas repassar fontes confiáveis caso alguém tenha ficado em dúvida, curioso e queira se aprofundar nessa teoria. Na minha opinião, vale bastante a pena; é muito bacana, ainda mais se você curte extraterrestres rs.
Se quiserem saber mais, acessem os sites:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...