domingo, 30 de outubro de 2011

Incentivar, não impôr.

Olá! 
Estou gostando de ver... Apesar de eu ter ficado afastada por um tempo, pude perceber que vocês ainda visitam meu humilde e pequeno espaço na Internet; meu cantinho para discussões produtivas e reflexões.

Ontem, quer dizer, na madrugada de hoje, eu postei o artigo anterior denominado Analfabetismo Científico, onde a Roberta do blog Observatório Extremo Sul coloca em discussão a educação científica das crianças; ou seja, o modo com que elas interpretam a Ciência.
Recebi comentários ótimos, e fiquei feliz.
Depois, vi que havia um outro comentário no artigo A Formação da Terra e dos Seres Vivos, abri, li, e fiquei intrigada. Muito mesmo.
O comentário é do Louis Morelli. Vou tentar explicar em partes.
Pra começar, gostaria de esclarecer algumas coisas que eu pensei já ter deixado claras assim que criei este Blog há 1 ano e 2 meses.
• Este é um Blog de divulgação científica, com especialização na área de Astronomia. Eu apenas capturo temas ou notícias; exponho minhas opiniões e nada mais, não sou eu quem determina certas coisas, pois não sou Astrônoma Profissional, professora de Física, Química, Ciências; nem trabalho na NASA nem em nada parecido. Sou apenas uma adolescente que ama olhar para o céu e pensar nas inúmeras possibilidades de estarmos aqui. Será que vocês me entendem?
• Eu não gosto de misturar meus pensamentos religiosos com temas astronômicos. Cada um tem sua opinião, e cada segmento tem suas teorias. Deixo claro mais uma vez que sigo o Ateísmo (não creio em deuses, em nenhum, por simples bom senso), mas isso não quer dizer que devo impôr à todos a minha vontade, não forço ninguém à acreditar no mesmo que eu, escolhi a Ciência como minha religião, mas isso não quer dizer que tudo o que a Ciência diz é certo. Aquilo ali e pronto. Fiz o Blog exatamente para isso: Para deixar questões em aberto, para que continuem buscando respostas. Nada está determinado nesse mundo, nenhuma teoria foi concluída de fato, está tudo aí na nossa frente para que pesquisemos e busquemos novas possibilidades e razões.
• Eu sou humana. Não estou sempre certa. Exponho o que penso aqui, na esperança de que vocês, que se juntaram à mim para trocar idéias e teorias, possam me dizer: "Thainá, talvez possa estar errado" ou "Essa idéia aqui é melhor que esta". Sabe? Temos que duvidar de tudo. Duvidar das teorias. Duvidar do que nos impuseram. Não se contentem com aquilo que lhe foi forçado, se arrisque à errar, à duvidar, à dizer: "Isso pode ser mentira".
Dados os esclarecimentos sobre quem sou e em quê o Blog consiste, vamos ao comentário.

Quando postei o artigo anterior, não quis dar à entender que você deve chegar para uma criança de 10 anos e dizer: "Ei, o mundo surgiu de uma explosão, você veio dessa explosão também, e é isso". Não é isso. Assim, você estará IMPONDO uma TEORIA, que pode ou não ser verídica. (1º caso)
A mesma coisa acontece na maioria das famílias, ainda quando as crianças são pequenas: "Reze para o papai-do-céu", "Reze antes das refeições", "Papai-do-céu não gosta de mentiras" e outras variadas frases que eu cresci escutando. Quando um pai ou mãe faz isso, está IMPONDO uma crença à seu filho. E assim, como a criança não tem conhecimento de outras crenças, logo se apega à aquilo que lhe foi imposto. Não se preocupa em pesquisar, em duvidar daquilo. Simplesmente aceita. (2º caso)
Tanto no 1º como no 2º caso, são imposições. Em ambos, a criança que recebeu tal imposição crescerá IGNORANTE, ANALFABETA. O que eu tinha em mente quando postei, era que os adultos oferecessem mais opções às crianças, não as sufocassem. As incentivassem à abrir suas mentes, à se tornarem pessoas desencanadas, dispostas à conhecer antes de concluir, abertas para as possibilidades.
Louis Morelli disse:

Thainá,… parabéns pelo blog. Tenho uma questão. Num artigo você aponta o problema da educação cientifica no Brasil. Sabemos quanto as doutrinas religiosas tem desviado a razão humana da realidade. Mas não seria uma errada educação cientifica tão perniciosa quanto as doutrinas religiosas? Um exemplo de errada educação cientifica é o titulo dêste artigo: “A formação da Terra e dos seres vivos”. Onde está a palavra “teoria”? Em seguida o artigo diz: ‘há evidências cientificas...”. Quais são estas evidências que não conheço? Quando e onde foi assistida a formação de qualquer astro celeste, um evento que deve se prolongar por milhões de anos?!
Ok. A palavra teoria não aparece ali no texto por que qualquer opinião referida à Ciência é considerada teoria até que se prove ou não o contrário. 
As evidências estão espalhadas pelo Universo. Astrônomos no mundo todo se dispõem à assistir formações celestes, que ocorrem basicamente com gases e discos de poeira, que se fundem, se super-aquecem, e se solidificam. Acontece que isso tudo demora bastante tempo para se concluir. Busque um pouco mais de fontes, pesquise mais sobre isso, e depois, me diga o que encontrou.


Mas a principal questão é: quais eram as fôrças naturais e os elementos ou substâncias que existiam na Terra antes das origens da Vida e que atuaram nas origens das propriedades vitais, tais como replicação e depois reprodução sexual? Ciclo vital, metabolismo, etc? E estas fôrças não atuaram tambem na formação do planeta?
Se você tem um mínimo de conhecimento sobre a Evolução do Universo, da Terra e dos Seres Vivos; a resposta fica clara. A Terra criou condições para a vida - água, no geral; atmosfera e climas favoráveis - mas não à vida humana, em seus primórdios. Nosso planeta abrigava apenas condições para a vida das bactérias - seres unicelulares; depois planktons, e assim por diante. Levando em conta que tudo isso levou muito tempo, foram passos longos, um de cada vez.
Conforme foram se evoluindo, tanto a Terra - que foi criando cada vez mais condições essenciais à vida - quanto aos organismos - que devido às condições propícias foram adaptando e evoluindo seus sistemas - se conectaram. Ou seja, quanto mais a Terra evoluía, os seres vivos também se evoluíam; e vice-versa. Até que ficou tão evoluído, mas tão evoluído, que nós aparecemos. Não assim, "do nada", mas em uma jornada de milhões de anos. Sabe... Evoluir não é algo tão simples. Mas eu ainda prefiro acreditar que viemos do macaco, do que acreditar que viemos de um "sopro divino", do barro, de um estalo, ou seja lá do que for :)


Não existe um elo evolucionário racional entre estas teorias das origens do planeta e da origem do que depois êle produziu: o primeiro sistema celular vivo. Algo está tremendamente errado aí. E êste êrro tambem desvia as mentes das crianças da realidade. a não ser que sejam alertadas em palavras grifadas: isto é uma teoria mas a questão continua em aberto para que vocês continuem procurando a verdade. 
Como eu disse: Tudo não passa de teoria; até que se prove ou não o contrário. É por isso que quero incentivar, não impôr idéias. Incentivar a pesquisa, o espírito investigativo, a desconfiança positiva, as dúvidas produtivas.


A propósito, existe um outro modêlo “teórico” cosmológico que sugere quais eram e onde estavam as tais fôrças na formação do planeta. Mas é algo totalmente inédito que será dificil captar e entender numa primeira vista. E não existem fatos cientificos comprovados anulando o modêlo.O importante é que o modêlo nos desperta para a existência de outras alternativas e mais lógicas ou racionais. ( se interessar veja em http://theuniversalmatrix.com ). Abraços e... que tenha fôrças para continuar esta obra benemérita.
Enfim... Quem estiver interessado, entra no site! 
Espero ter esclarecido algo à vocês; não levem à mal o meu jeito "rústico e sistemático", rsrs.
Adoro discussões positivas, isso constrói nosso caráter e incentiva a busca pela verdade.
Abraços! e não se esqueçam de deixar comentários se discordam ou concordam com os argumentos do texto :)

Analfabetismo Científico.

Olá! Estou re-blogando esse artigo do Blog Observatório Extremo Sul, da minha querida amiga Roberta. Sempre fiquei muito indignada com a educação científica das crianças brasileiras, e também, de outros países. A Ciência é a base da humanidade, dela se abrem novos caminhos, novas oportunidades. Isso deve ser valorizado. E foi exatamente isso que a Roberta indagou em seu Post. Boa leitura à todos, e deixem comentários (:

Hoje vamos colocar em pauta um tema importante para nossos estudos em Educação em Ciências: A Alfabetização Científica dos cidadãos brasileiros.

Certo dia me surpreendi em sala de aula, quando, comentando conceitos de analfabetismo funcional da população do nosso país, (falando da falta de criatividade e respeito com a capacidade intelectual da população, por parte da programação da TV aberta...), falei que há também o analfabetismo cientifico. Os alunos ficaram em silêncio com carinha de “hã?”.


Mais surpresa ainda fiquei eu, de perceber que eles não haviam pensado nisto! E se você, caro leitor também ficou com carinha de “hã”, pense comigo:
Nós, em geral – mas sem generalizar – sabemos explicar como ocorrem fenômenos corriqueiros e que interferem de forma direta nas nossas vidas? Por exemplo, as estações do ano? As fases da Lua?
Não. Isto sequer passa pela nossa cabeça, porque não é nada que se peça em concursos, não precisamos saber disto para realizarmos as atividades básicas de sobrevivência como por exemplo: comer, reproduzir, trabalhar, rezar, viajar... Mas isto é um mero engano...
Se não fosse a curiosidade e insatisfação de muitos homens e mulheres, até hoje estaríamos vivendo em cavernas. Se você também acha que saber “essas coisas” não é importante, pense que, sem o desenvolvimento dos conhecimentos das estações do ano – e do mapeamento do céu pelas cartas celestes, a agricultura estaria ainda condicionada aos Deuses e nossas oferendas...
E, como bem coloca Sagan:
“Não sei até que ponto a ignorância em ciência e matemática contribuiu para o declínio da Atenas antiga, mas sei que as conseqüências do analfabetismo científico são muito mais perigosas em nossa época do que em qualquer outro período anterior. É perigoso e temerário que o cidadão continue a ignorar o aquecimento global, por exemplo, ou a diminuição da camada de ozônio, a poluição do ar, o lixo tóxico e radioativo, a chuva ácida, a erosão da camada superior do solo, o desflorestamento tropical, o crescimento exponencial da população”. (p.22)
A ignorância – ou analfabetismo científico como gosto de dizer – é a causa de nossa falta de conscientização com relação aos problemas ambientais e sociais que estamos vivendo. Com isto, não nos preocupamos (e consequentemente não lutamos) por uma efetiva mudança nas políticas públicas, por exemplo. E é nessa hora que, para mim, Chico Mendes é o grande exemplo. Seringueiro inteligente, usou conhecimentos científicos e os popularizou em favor da mudança e da preservação da Amazônia. O que aconteceu com ele? E o que nós fazemos para evitar que outros “Chicos e Chicas” da Amazônia tenham o mesmo destino?
Eis algo importante para nós, professores de ciências ou não pensarmos. Não defendo a idéia de que a Ciência salva, como bem é possível perceber do texto, penso que AS CIÊNCIAS são uma possibilidade de mudança, de crescimento e de transformação.
Carl Sagan – O Mundo assombrado pelos demônios - 3º reimpressão – São Paulo; Companhia de bolso – 2006.

Por que ler horóscopos?

Olá meus adoráveis Astroleitores!

Reservei um post simplesmente para fazer esta pergunta: Por que ler horóscopos?

É... Pelo menos uma vez durante sua vida você estava lá, sem fazer nada, e de repente, viu aquela revista de bobeira em cima de mesa ou no armário. Resolveu folheá-la. Quando percebe, está na seção "Astrologia" - Sua vida é o que está escrito aqui, não tem como mudar, aceite - (Estou sendo sarcástica).

Enfim...

Admito que POR DIVERSAS VEZES, eu li meu horóscopo. É uma coisa habitual, ou pelo menos, era.
Sempre lia o meu e o da minha mãe. Até que um dia, já há algum tempo, percebi que havia algo estranho...
Os escritores dos horóscopos usam um método muito "baixo" para nos revelar o futuro, ou, como eu prefiro dizer, nos enganar:
Eles simplesmente embaralham os horóscopos à cada edição mensal. Como descobri isso? O meu horóscopo era o mesmo da minha mãe, na edição seguinte.
COMO ASSIM?!
Isso mudou a minha vida, realmente. (Sarcasmo está reinando em mim hoje).

De qualquer forma...
Vou explicar o por que de NÃO ler horóscopos, com base num texto. Fui dar uma olhada no meu e-mail pelo Yahoo, e acabei entrando (por curiosidade) na seção Horóscopo. Fiquei totalmente revoltada e indignada com o artigo A Astrologia e Suas Interfaces

Basicamente, esse post diz que a astrologia é o que dá sentido à vida humana, que os planetas têm sentimentos e "vontades próprias" e que nós somos ligados ao Cosmos (no sentido espiritual). Para comentar sobre isso, vou deixar meus instintos Ateístas de lado; e partir para argumentos astronômicos e racionais.

Leiam o tal artigo citado acima, e descubra motivos para parar de ler horóscopo.
Sua vida não está limitada à um pedaço de papel sem lógica alguma, escrito por uma criatura sem quaisquer conhecimentos verídicos e guiado por uma doutrina/crença sem nenhuma fonte confiável.
Estamos sim conectados ao Universo, mas parcialmente. Nos estamos incluídos nele, não somos o seu centro. Somos apenas uma célula, em meio à bilhões e bilhões de células, num sistema muito complexo. Os planetas não possuem sentimentos e "vontades próprias", sabemos que eles são a junção de gases e poeira; base de praticamente tudo o que conhecemos até hoje.

Não vou ficar aqui citando diversas opiniões pessoais; demoraria uma vida. Só vou deixar esta pergunta "no ar" para que vocês pesquisem, nem que seja uma pesquisa rápida: revejam seus conceitos. Não quero que ninguém mude sua mente, sua opinião, apenas porque eu estou falando. Gostaria que vocês procurassem saber um pouco mais antes de qualquer conclusão. "O maior erro do ser humano é concluir sem saber o que está concluindo."


Na minha opinião, os horóscopos e a astrologia em si foram criadas por pessoas sem mínimos conhecimentos reais, apenas para "controlar as massas" (Assim como Deus, Buda, Alá, sejam lá o que for; mas aí entram meus instintos Ateístas; que vou deixar para outro post), compreendem? Assim... Se o seu horóscopo diz que sei lá, você vai conhecer alguém diferente. Se você for uma pessoa influenciável, automaticamente você vai ficar com isso em sua cabeça, e a primeira pessoa com quem você esbarrar SEM QUERER, AO ACASO, no mercado ou na rua, vai achar que é o tal "alguém diferente" do horóscopo.
Ou, se você for muito influenciável mesmo, e o seu horóscopo diz que algo ruim acontecerá com você; automaticamente TUDO o que acontecer de negativo contigo, como um pouco de café manchar sua camisa, quebrar um copo, um tombo, enfim; você vai achar que qualquer coisa do tipo é a tal "coisa ruim que aconteceria com você".
Está tudo no modo de agir do nosso cérebro, ele está meio "programado" para esse tipo de coisa: Ele recebe uma mensagem (no caso, o horóscopo) e consequentemente, conclui que aquilo deve acontecer de qualquer modo. Tudo depende se você vai deixar seu cérebro ser enganado por essa bobeira. É simples: Não leia mais horóscopos. Deixe essa "antenação" de lado, não deixe que isso mude seu dia, ou defina o resto da sua vida :)

E por favor, não confundam Astronomia com astrologia; são coisas completamente e totalmente diferentes. Eu não gosto muito quando confundem, me sinto inferiorizada; todos somos humanos e temos o direito de errar, mas persistir no erro é burrice.

Bom... pensem nisso! Espero ter abrido os seus olhos ou dado o primeiro passo para isso.

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