segunda-feira, 23 de maio de 2011

Somos os únicos?

Oi meus caros astroleitores...
Primeiro gostaria de comemorar com vocês:
O mundo não acaboooooooou!
Mas, eu já sabia que não ia acabar; e estou doida para ver as pessoas com medo de 2012, rs.

Dando uma olhada lá na comunidade de Astronomia do Orkut, achei um tema "legal" e quis dar uma atualizada aqui no Blog (:

Lembram-se do meu último Post (ser humano cosmicamente insignificante)? Pois é. Muita gente achou ruim e não aceitou o fato de que o Universo é totalmente ENORME, até onde sabemos. Achei um tópico que fez contradição ao meu, dizendo que sim, NÓS SOMOS OS ÚNICOS. 
Apesar de não concordar com essa afirmação, achei bem legal o textinho que a "pessoa" postou e, mesmo não sendo muito relevantes, os argumentos usados foram bacanas, porém, sem muita convicção. 
"Planetas, conhecemos vários. Mas nenhum ainda que seja semelhante a Terra. Só isso já nos diz que a Terra é algo raro. Escutando o universo, nunca captamos mensagens de ninguém mais. Se existem, são raros. Aqui na Terra, de todos os reinos da natureza, nenhum produziu outra forma de vida inteligente para nos fazer companhia ou para rivalizar conosco.
Humanos podem não ser tão insignificantes. Talvez não exista mais nada equivalente no universo.
Eventualmente, humanos que agora olham para um céu deserto e hostil a vida vão colonizar mundos, e semear vida pelo infinito.
Talvez nós estejamos fadados a povoar o universo. 
Essa é uma das premissas e uma das consequências da hipótese da Terra Rara:
Ela tem por particularidade retirar os humanos da posição de insignificância e torná-los os únicos protagonistas de um experimento evolutivo e pôem em suas mãos a possibilidade de um futuro glorioso."

Agora , vou dar a minha opinião. Já pelo nome da teoria, "Terra-Rara", podemos constatar que, segundo ela, a possibilidade de haver vida em qualquer outro planeta é zerada. A vida é uma exclusividade do planeta Terra. Tá. Pergunte à qualquer pessoa qual a diferença entre a Terra e os outros planetas. A resposta será: Na Terra há água ou, na Terra há vida.
Até aí, ótimo. Eu responderia a mesma coisa. Não diretamente, mas responderia basicamente isso.

Agora, pensa comigo:
Em algum outro planeta, não importa o quão distante esteja da Terra, há alguma forma de vida - inteligente - como nós, de fato. Digamos que, eles também pensam como nós: Ei cara, acho que somos as únicas formas de vida no Universo :D Eles pensam assim, nós pensamos assim. Por que? Porque eles não sabem que nós existimos, e nós não sabemos que eles existem.
Agora, vejamos: Se existe vida na Terra e nesse planeta que eu dei por exemplo, por que não poderia haver em mais um? Eles também pensam que são os "únicos", já que não sabem de nós e nem dos outros que também não sabem que eles existem e nem que nós existimos. (ufa! foco, guria!). E assim por diante.
Minha teoria é meio viajada mas, se você pensar assim como eu, concluirá que em qualquer ponto do Universo (isso se existe apenas um Universo...) pode haver vida; não sabemos as condições nos diversos planetas existentes. Talvez as mesmas que a Terra foi gerando nesses bilhões de anos. Nunca se sabe. (foco Thainá, foco!)

Bom, cansei de falar disso, e acho que viajei demais nesse tema. Eu SEMPRE viajo quando o assunto é vida extraterreste, rsrs. Se quiserem saber mais sobre a teoria da Terra Rara, http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%B3tese_da_Terra_rara (:

O que acham disso?

sábado, 14 de maio de 2011

Ser Humano Cosmicamente Insignificante.

Olá Astroleitores!
Uns dias antes da OBA (quarta-feira) eu e o pessoal que realizaria a prova na sexta-feira fomos ao Parque da Ciência Newton Freire Maia. Este lugar é simplesmente o meu ponto de paz, se eu pudesse, viveria lá. No próximo Post vou comentar sobre o Parque! Lá, vimos muitas coisas bacanas, e o Marcelo nos mostrou um vídeo que falava sobre as grandezas cósmicas, comparando os planetas, depois as estrelas. Sempre comentei aqui no blog que somos cosmicamente insignificantes, só não vê isso quem não quer. Postei o vídeo lá na comunidade de Astronomia do Orkut e, como sempre, algumas pessoas insistiram em me contrariar. 
Vejam só o vídeo:

Você não é o Centro do Universo!

Abaixo seguem os comentários:

• depende muito do referencial
• É impressão minha ou a mocinha está tentando ensinar o Pai-Nosso pro Vaticano todo??? O.o
Falow!!!
 em todo mundo sabe o pai-nosso, e o vídeo é ótimo! :)
• Nunca canso de ver esse vídeo
• nem nós nem ninguém ,,, cientificamente falando o centro do universo é sempre os olhos de quem observa , portanto para você o centro do universo é o nosso planeta ,
• porra, manos, vou falar uma coisa, viu: essa comunidade tem chatos pra caramba.  Fica tranquila, Thainá. Aqui tem gente simpática e extrovertida feito o Nuno riariariariaria
• Proporcionalmente, a razão do microcosmo é maior que o macro. Um quark mede 10^-16m. O exponencial, em módulo, é maior do que todas as grandezas mostradas no vídeo.
• O video é bacana demais em...da pra abrir o olho de muita gente ai! ;D

Achei outro vídeo, bem legal, que vai abrir os olhos dos que não acreditam na superioridade do Universo perante à nós:

Um Universo que não foi Feito pra Nós

 Espero que tenham gostado (:

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Cometa Elenin, em Outubro.

Olá Astroleitores!

Estão lembrados da 100ª postagem do PdA? Pois é... Eu comentei sobre o Cometa Elenin, descoberto em 10 de dezembro de 2010 pelo russo Leonid Elenin.
Hoje, vim apenas relembrá-los do evento, fornecendo informações aos apaixonados pelo Céu, rs. E antes que eu me esqueça, amanhã faço a prova da OBA! Me desejem conhecimento (:

"Apesar da elevada magnitude (pouco brilho) do dia do descobrimento, sua intensidade luminosa se elevará à medida que se aproxima da Terra e do Sol. Segundo as estimativas, Elenin atingirá a magnitude 4 em outubro de 2011, quando passará a 34 milhões de quilômetros do nosso planeta, sendo facilmente visível sem ajuda de instrumentos. Antes disso, porém, o cometa poderá ser visto bem antes, desde que o observador possua um pequeno binóculo ou telescópio.
De acordo com a Rede de Astronomia Observacional REA-Brasil, os parâmetros fotométricos sugerem que Elenin poderá ser mais brilhante e deverá alcançar a magnitude 3.5 em setembro de 2011. Se os dados forem confirmados, já a partir de julho o cometa atingirá a magnitude 10 e será visto na constelação de Leão, logo após o anoitecer.
À medida que se aproxima, o cometa aumentará rapidamente de intensidade luminosa e em agosto brilhará na 8ª magnitude, entre as constelações de Virgem e Leão.
Em 4 de setembro Elenin atingirá o periélio, o ponto de maior aproximação com o Sol, quando então seu brilho será de magnitude 3.5. Alguns dias depois, entre 12 e 15 de setembro, o objeto poderá ser visto cruzando as lentes do instrumento Lasco C3, a bordo do telescópio espacial Soho.
É importante lembrar que os cometas são muito imprevisíveis e podem apresentar comportamentos bastante bizarros à medida que se aproximam do Sol. Entre os fenômenos já observados está o outburst, quando repentinamente se rompem e produzem inúmeros fragmentos brilhantes. Além disso, devido à pressão do vento solar a cauda cometária também pode variar muito de tamanho."

Localização do Cometa Elenin


Observando o Elenin

Para observar o cometa Elenin, tudo que você precisará será de um pequeno binóculo ou telescópio, além de um campo de visão desobstruído na direção do quadrante oeste, ou seja, do lado que o Sol se põe. Como explicado, a partir de julho o cometa já poderá ser visto ainda que com pouco brilho, que aumentará lentamente até setembro.

A carta celeste acima mostra o horizonte oeste de São Paulo às 19h40 do dia 20 de julho e a respectiva posição do cometa Elenin. Apesar de ser uma carta especificamente para uma localidade, ela poderá ser usada como referência para outras cidades também.


domingo, 8 de maio de 2011

Asteróide em Novembro

Em Novembro um asteróide gigante (supostamente o maior objeto à se aproximar da Terra, com 400 m de largura e pesando 55 milhões de toneladas) vai passar a uma distância de 324 mil km do nosso planeta, o que nas dimensões astronômicas é um "fio de cabelo".

Animação mostra possível trajetória do asteroide YU55 entre os dias 8 e 9 de novembro. Foto: Nasa/Divulgação

O asteróide foi descoberto no dia 28 de Dezembro de 2005 por Robert McMillan, do Programa de Observação Espacial, perto de Tucson, no Arizona, Estados Unidos, e batizado "YU55" As informações são do jornal The Sun e da Nasa.

"Céu está caindo" em Titã


Observações feitas pela sonda Cassini-Huygens, das agências espaciais americana (Nasa) e europeia (ESA), indicam que "o céu está caindo" em uma lua de Saturno. Uma camada de neblina que cobre a maior parte da superfície de Titã caiu de uma altitude de 500 km para 380 km entre os anos de 2007 e 2010. Segundo os cientistas, a queda indica uma mudança de estação em Titã e mostra que a lua é um mundo dinâmico. Os pesquisadores acreditam que o estudo desse fenômeno pode ajudar a entender melhor a meteorologia na Terra, Marte e outros locais do Sistema Solar.
Os cientistas da Nasa afirmam que a neblina é um fenômeno comum em todo o Sistema Solar, seja na Terra ou nos polos de Marte, certas regiões de Saturno ou em Titã, onde nos impede de observar diretamente a superfície. Contudo, de acordo com Bob West, pesquisador que participa da missão Cassini-Huygens, a neblina dessa lua está se comportando de maneira incomum, nunca observada antes no Sistema Solar. Com a mudança de estação, ela simplesmente caiu para menores altitudes.

Imagem registrada pela sonda Cassini em 2009 mostra a diferença de iluminação nos hemisférios de Titã - o sul mais claro que o norte -, o que indica a .... Foto: Nasa/JPL/Divulgação
Imagem registrada pela sonda Cassini em 2009 mostra a
diferença de iluminação nos hemisférios de Titã
Foto: Nasa/JPL/Divulgação

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Dicas para a OBA

Olá Astroleitores!
Como vocês estão vendo, estou postando mais ou menos uma vez por semana. É que ultimamente não estou acompanhando diariamente as notícias, então, não tem como postar várias vezes ao dia, como eu fazia antigamente.

Exatamente por isso, estou "sem idéias" para postar. Uma coisa ou outra (que eu achei interessante) eu postei, já que não dá pra postar qualquer coisinha que ocorre por aí. Não gosto disso, hoje em dia a Astronomia está bem avançada (dentro do possível), então têm coisas que são "normais" nesse campo, diferente de quando acontecem fatos raros. Aí eu rapidamente posto pra vocês ficarem por dentro! (:

Peço a ajuda de vocês nessa questão. Me mandem sugestões, temas bacanas, dúvidas sobre determinados assuntos ou assuntos que vocês já conhecem, e que querem compartilhar com os outros. Fiquei feliz quando vi dois comentários de leitores pedindo dicas para a OBA. Isso me deixa contente, pois mostra o quanto estão interagindo comigo, lendo o blog.  Bom, não sou "muito" experiente na prova, pois só fiz ano passado, já que antes nunca foi apresentado algo do tipo na escola. É como eu disse: Eles só falavam que a Terra é redonda, e pronto. Mas pelo o que eu vi, algumas regrinhas básicas contam... Bá-si-cas! Não fiquem achando que quem fez a prova já sabe tudo. Eles vão surpreender, inovar! Cada um tem suas regras quando vai fazer algo importante, como uma prova, uma entrevista de emprego ou um encontro.

Uma coisa que me pegou ano passado foram os conteúdos. Eu entrei na página da OBA, vi os conteúdos do meu nível e vasculhei, fuçei, mexi, naveguei e procurei feito louca cada um dos temas, à fundo. Quando chegou a hora da prova, tinha esquecido tudo. E o pior: na prova só caiu o básico, o básico mesmo, que no meio de tantos estudos, eu acabei esquecendo. Portanto, como são muitos conteúdos, eles passam apenas o básico de cada um na prova, as partes mais importantes daquele tema. Aí vai a dica: Estude o tema em si, mas guarde apenas o principal. Não vale a pena estudar tim-tim por tim-tim, nem tudo vai cair na prova e é muito provável que você esqueça a maioria do que estudou.
Outra coisa que eu reparei são os truques das questões. Todos pensam que, por ser uma prova de Astronomia, um nível elevado da Ciência, não há "pegadinhas" nas questões. Sempre tem uma ou outra que nos engana. Portanto, aí vai mais uma dica: Preste muita atenção na questão, leia-a várias vezes e tente entender o que DE FATO se trata. Quando a questão é fácil demais, a pessoa pensa que é tal resposta e pronto, mamão com açúcar. Não é bem assim. Às vezes a questão é boba, e muita gente erra porque não prestou atenção. Dêem uma olhada no gabarito do ano passado no site da OBA e veja a questão 4 do nível 3.
Uma outra coisa que vocês precisam saber é reconhecer o Céu. Tinha uma questão super fácil, onde haviam três fotos e tínhamos que escrever o que era cada uma delas. Era a Lua, algumas estrelas bem azulzinhas e Júpiter. A maioria colocou, na segunda foto: Estrelas Azuis. Eram as Plêiades. Qualquer um que tenha pelo menos um pingo de conhecimento sobre o Céu, acertaria a questão. Várias outras questões requeriam esse conhecimento. Então: Estude pelo menos o básico sobre isso (como se localizar pelas constelações - estrelas, saber identificá-las, enfim). Se as questões desse ano seguirem esse mesmo sentido, quem estudar esse tema vai se dar bem.
Bom, essas foram minhas 3 dicas básicas. Pequenos pontos devem ser considerados:
• ler e reler a questão, mesmo que ela pareça fácil, e tentar interpretá-la de todas as maneiras, encontrando a resposta certa.
• saber identificar determinados planetas, luas, estrelas, constelações - aglomerados estelares.
• ter noções de proporção, tamanho. (Veja a questão 3 do nível 3)
Isso foi o que eu pôde passar à vocês, e que com certeza (eu espero) valerá a pena. Me desculpem se não ajudei muito, é que eu não posso me basear totalmente na prova do ano passado. Haverão mudanças nas questões, é óbvio, estão não tem como eu "passar respostas" ou dizer como as questões devem ser resolvidas. Ninguém sabe o tipo de questões que serão formuladas. Bom, espero ter deixado claro alguns pontos importantes para se realizar a prova (:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...