quarta-feira, 27 de abril de 2011

Astronomia é importante.

Oi pessoas!

Ontem, após postar aqui, fiquei pensando numa coisa; minha cabeça estava tão ligada em Astronomia, estava tão no mundo da Lua mesmo, que fiquei pensando na prova da OBA, nos aperfeiçoamentos do Blog, nas últimas notícias astronômicas, enfim. Daí, comecei a pensar nas pouquíssimas pessoas que se aprofundam no tema Astronomia, no caso os meus colegas de escola, os alunos; que assim como eu, à partir da prova, se interessaram e estudaram mais à fundo. Eu acho, tenho certeza, de que Astronomia é importante.

No fim do ano, lá na praia, um primo meu ficou comigo observando o céu. Foi demais; praia, céu bom, cheio de estrelas, não há nada melhor. O clima é incrível! Reconhecemos constelações e lembrei de que antes, bem antigamente, quando não haviam bússolas, GPS e outros meios de localização, as pessoas se localizavam por meio do Céu. Esse é um dos meios mais antigos de localização, e uma das utilidades da Astronomia. O melhor é que não precisa ser um grande Astrônomo para poder se localizar pelo Céu: basta apenas saber reconhecer algumas constelações inconfundíveis.

Eu ia postar aqui as formas de Reconhecer o Céu - tema que cairá na OBA! - mas já postei isso há algum tempo... Então, quem quiser dar uma olhada, fica a dica: http://principiosdaastronomia.blogspot.com/2010/08/constelacoes-e-reconhecimento-do-ceu.html

Voltando ao assunto...
Fiquei pensando em como a Astronomia era importante na Antiguidade, para localizações, para se encontrar no tempo, marcar ciclos de colheita, enfim. Como não haviam essas tecnologias de hoje, a única alternativa era aprender à usar o Céu conforme suas necessidades. E esse foi o maior legado que - astronomicamente falando - os antigos nos deixaram, na minha opinião. Com isso, aperfeiçoamos aparelhos de localização e relógios. Foi bom, claro, mas a Astronomia foi meio que "deixada de lado", ninguém mais se preocupa em olhar pro Céu, identificar uma constelação e se localizar. Pense você, num barquinho no meio do mar, como saber pra onde é leste, oeste, norte, sul? Não adianta responder GPS ou bússola, porque infelizmente eles caíram no mar (haha). A única coisa à se fazer é olhar pro Céu. Você sairia dessa?

Comentamos aqui sobre Exploração Espacial, sobre divulgação da Astronomia, principalmente nas escolas. Eu, na minha opinião, acho que o conteúdo que os professores de Ciência passam sobre Astronomia está bom, é o "básico". Uma, porque não é uma disciplina determinada, ainda. Segundo, muitos alunos não gostam, a maioria. A minoria que resta, por si mesmo, estuda mais à respeito. Mas, ainda assim, acho que falta um conteúdo nas simples aulinhas de Astronomia nas escolas: Reconhecimento do Céu. Não é tão importante como antigamente, mas faria os alunos pensarem no exemplo do barco, acima; também pensariam em como era importante saber se localizar antigamente, pelo céu. Seria bem legal e sei que a maioria ia gostar, afinal, é sempre bom olhar para o céu!

Bom, acho que falei muito! Um abraço e continuem no mundo da Lua...

terça-feira, 26 de abril de 2011

Botão de Atualizar: Lucas.

Pois é, fiquei uns tempinhos fora, e aí, perdi muitos eventos, notícias e fatos astronômicos, deixando de repassá-los à vocês. Mas, tenho uma arma secreta, o Lucas, do site Observatório (Por Lucas). Pedi pra ele me atualizar, me passando algumas notícias interessantes; e ele me passou três, as mais importantes.
Achei bem legal; vejam aí:

Colisão de anãs brancas esta prestes a ser registrada!

 Duas anãs brancas, estrelas de mesma massa do que o Sol só que bem menores e fracas, estão fazendo uma dança da morte. As binárias estão localizadas na constelação de Cetus à 7.800 anos-luz de nós. Esse par binário esta girando em uma distância de 220.000 km uma da outra ( menor do que a distância Terra-Lua ) e giram em torno delas mesmas a uma velocidade incrível de 430km/s ou 1,6 milhões km/h e a cada 39 minutos.! E a cada volta que elas fazem, elas se aproximam mais, ate uma hora que se chocaram. Mas esse choque não é como você ta pensando, elas realizam uma fusão de núcleos, assim elas criam uma nova e mais maciça. E essa nova anã poderá ou não se transformar em uma estrela novamente.! E é isso que esta deixando os astrônomos tão ansiosos: com a fusão elas iram voltar ao estado de estrela, ou criaram uma nova anã branca bem mais pesada.? Essa resposta esperamos sentados!

As binárias mais frias da Via Lactea!

  Segundo o telescópio VLT, observatório do Chile, junto com outros dois da ESO, foram encontrados um par binário de estrelas mais frias já catalogadas. As estrelas na verdade, são o final de uma estrela média que perdeu quase todo seu combustível: Anãs Marrons, ou Castanhas. A estrela mais gelada é a CFBDSIR-1458+10B e possui uma temperatura de um chá... Pode parecer loucura, mas anãs com temperaturas baixissímas não são tão raras, mas sim difíceis de se detectar. Essa, por exemplo, foi encontrada há, apenas, 75 anos luz da Terra... Em escalas astronômicas, muito perto.! Anãs Marrons sempre despertam interesses, e bem brevemente estarei colocando um artigo bem detalhado sobre elas!

Gliese 581g realmente existe?

  Ano passado, um grupo de pesquisadores começaram a divulgar a descoberta de um planeta... Não só um planeta qualquer, mas o Gliese 581g que possui uma grande potencial de ser habitável.! E as esperanças se mantiveram ate agora, quando o astrônomo e cientista Mikko Tuomi do Reino Unido colocou a descoberta em prova. Segundo ele, depois de reanalizar os dados do Haps, da ESO, e o Hires, da NASA, percebeu que não havia dois planetas orbitando a Gliese 581, mas apenas um.! E então o mundo começou a olhar naquela direção para por em prática o que antes foi falado com tanta clareza e certeza. Inclusive o Corot, o satélite europeu com participação brasileira, e segundo Eduardo Jonot da USP, "Esse planeta não existe". Mas Vogt e Butler, os responsáveis na descoberta dos planetas, continuam defendendo sua teoria... Eles foram responsáveis por detectar e divulgar centenas de planetas e dizem sempre fazer do mesmo modo, sendo impossível o erro. Bem, só saberemos a resposta quando nossos equipamentos evoluírem alguns patamares!
Bom, estes foram os textos escritos por ele mesmo, com suas próprias palavras e interpretações. Quanto à terceira e última notícia, fiquei meio confusa e até comentei com o Lucas. Não pelo texto em si, mas pelo sentido, pelo tema. Existe ou não este planeta? Cada dia uma nova história se apresenta. E se existir, quais são nossos benefícios? O que isso adiantará? Não temos tanta tecnologia para tais viagens. Não é tããão simples ir de um planeta à outro assim, pelo menos, não agora. Como eu disse numa outra postagem, a humanidade está pensando muito em explorar outros planetas, e se esquece da Terra, que por enquanto, tem seu lugar exclusivo como único planeta habitável. Ainda há muito o que se estudar aqui, há muita coisa que ainda não se sabe, mistérios à serem desvendados. Sempre digo e nunca vou parar de dizer que a Exploração Espacial é SIM bem importante, para o conhecimento humano, talvez até para a sobrevivência humana, digamos que um dia o nosso planeta "acabe" e tivemos de nos "mudar" - não sendo isso tão simples. Mas isso não deve ser o ponto mais importante na vida de todos nós, certo?
Espero que tenham gostado, e não se esqueçam de visitar o site do Lucas, meu mais novo parceiro de blogs e sites ;]

sábado, 23 de abril de 2011

Saudades de vocês, Astroleitores!

Olááááá meus queridíssimos Astroleitores!
Primeiramente, mil desculpas pelo 'mês' sem posts. É, a vida não é fácill, rs.
Maaaaas;
Tenho boas explicações; estou tentando entrar num curso pelo IFET, estudando muita Matemática (e ensinando também: sou professora do reforço - ó!) e fazendo muitas provinhas por aí. Então, fica complicado. 
Maaaaas;
Estou de novo, aqui, postando;
Antes de começar à postar de verdade, queria deixar um recado aos estudantes que vão fazer a prova da OBA...
Aqui no Blog, bem, não sei como explicar, então vou contar desde o ínicio.
Eu criei o blog depois que fiz a prova da OBA, e tive muita dificuldade nos estudos para a prova, sem fontes de informação, livros ou sites confiáveis. Foi complicado, mas fui razoável, com 6,9 na nota final. Fiquei muito brava por não ter estudado, não ter encontrado minhas fontes de informação; pois em nenhum site que entrei haviam posts realistas, confiáveis, não tem como estudar assim, sem saber se as coisas que ali estão escritas, são verdadeiras. Assim, criei o blog com todas as informações que eu tive dificuldade em achar, na melhor linguagem que encontrei para transmitir.
Portanto;
Aqui, vocês vão encontrar quase tudo o que precisam para realizar a prova! Basta procurar ali do ladinho no nosso Guia Rápido as postagens referentes aos temas que vocês querem estudar, como a Terra, os Satélites, enfim, todos estão separados em suas respectivas categorias.
Isso foi só pra retomar o Blog, para começar de novo. Espero que gostem das inovações que farei por aqui ;]

E mais mil desculpas pelo tempo que fiquei ausente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...