segunda-feira, 21 de março de 2011

Traje espacial para futuras viagens à Marte

Traje espacial é testado na Antártida. Foto: Reuters
Traje espacial é testado na Antártida
Foto: Reuters

Uma equipe da Nasa testou um traje espacial em uma região de condições ambientais extremas, em uma base da Argentina na Antártida que tem características semelhantes a algumas das encontradas em Marte, para um possível uso numa visita ao planeta vermelho.
O traje espacial NDX-1, projetado pelo engenheiro aeroespacial argentino Pablo De León, suportou temperaturas glaciais e ventos de mais de 75 km/h enquanto pesquisadores testavam técnicas de coleta de amostras em Marte.
"Esta foi a primeira vez que levamos os trajes para um meio tão extreme, isolado, de um modo que se algo desse errado não pudéssemos simplesmente ir até a 'loja' e comprar material para os reparos", afirmou recentemente De León, depois de retornar da expedição de uma semana de duração.
O protótipo do traje, no valor de US$ 100 mil e criado com recursos da Nasa, é feito de mais de 350 materiais, incluindo fibras de carbono e fibras sintéticas de aramida Kevlar para reduzir seu peso sem perder resistência.
Durante a missão "Marte em Marambio", que leva o nome da base da força aérea argentina, uma equipe de cientistas da Nasa realizou caminhadas espaciais simuladas, operou equipamentos e coletou amostras enquanto usava a roupa.
O próprio De León vestiu o traje pressurizado, que, segundo ele, é propenso a fazer com que qualquer um se sinta claustrofóbico. Os pesquisadores escolheram Marambio porque, em comparação com outras bases na Antártida, ela tem acesso mais fácil à camada de "permafrost" - o subsolo que permanece congelado a maior parte do ano.
De León, que dirige o laboratório de trajes espaciais na Universidade de Dakota do Sul, nos EUA, disse que a Antártida é ideal para coleta de amostras, por ser um dos lugares menos contaminados da Terra e também por permitir algumas observações sobre o impacto no traje.
"Marte é uma mistura de muitos ambientes diferentes: desertos e temperaturas e ventos como na Antártida", afirmou De León. "Por isso, nós tentamos pegar porções de diferentes lugares e tentar ver se nosso sistema pode suportar os rigores de Marte se formos para lá."
O presidente dos EUA, Barack Obama, disse no ano passado que até meados dos anos 2030 seria possível enviar astronautas para a órbita de Marte e trazê-los de volta à Terra com segurança. A etapa seguinte seria a aterrissagem em Marte.
Mas uma missão tripulada ao planeta mais parecido com a Terra no sistema solar pode estar ainda mais distante, já que a Nasa está tendo de apertar seu orçamento.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Galáxia "Olho de Sauron"

Uma notícia que eu achei no site Notícias Terra (vice--versa)... Somente reproduzindo à vocês!

Uma imagem divulgada na noite de quinta-feira pela Nasa mostra a região central da galáxia espiral NGC 4151, que recebeu o apelido de "Olho de Sauron" pelos astrônomos por causa de sua semelhança com o olhar do vilão do filme O Senhor dos Anéis
O que parece ser a pupila - em azul - é o centro da galáxia, composto por hidrogênio ionizado. A parte vermelha mostra nuvens formadas por hidrogênio neutro e os pontos amarelos representam as regiões onde ocorreu recente formação estelar.
Imagem feita por telescópio da Nasa mostra a galáxia que recebeu o apelido de 'Olho de Sauron'. Foto: Nasa/Divulgação
Imagem feita por telescópio da Nasa mostra a galáxia que recebeu o
apelido de 'Olho de Sauron'

Foto: Nasa/Divulgação













A galáxia fica a cerca de 43 milhões de anos-luz de distância da Terra e apresenta um buraco negro em grande atividade. Devido a sua proximidade, a NGC 4151 oferece uma das melhores chances para o estudo sobre a interação mantida entre os buracos negros e os gases que o rodeiam.
14/03/2011.

domingo, 13 de março de 2011

Atenção, Astroleitores!

Queria comentar com vocês sobre um novo site-blog que achei, hoje (pra ser mais exata). O dono se chama Lucas Vieira, e é apaixonado por Astronomia assim como eu, e vocês! É muito legal mesmo o site-blog dele, com muitas noticias e matérias. Acessem lá!

Agora, quero comentar uma outra coisa...
Acho que alguns de vocês já viram (e consequentemente votaram) na nova enquete; 
Em que planeta você gostaria de morar?

Pois então...
Ali, você somente clica no planeta escolhido, e "pá". 
Deixei esse Post para que vocês, além de votar, explique o "porque" de ter escolhido determinado planeta (porque a vista deve ser bacana, por causa do clima, da atmosfera, porque tem anéis, porque é de tal cor, enfim).


Mercúrio: Mercúrio é o planeta mais interior do Sistema Solar. Está tão próximo do Sol que este, se fosse visto por um astronauta de visita ao planeta, pareceria duas vezes e meia maior e sete vezes mais luminoso do que observado da Terra. 
Vênus: O segundo planeta do sistema solar por ordem de distância ao Sol, é o que pode aproximar-se mais da Terra e o astro mais luminoso do nosso céu, depois do Sol e da Lua.
Terra: Vocês devem conhecer muito bem!
Marte: O planeta Vermelho, que, depois do nosso "Pálido Ponto Azul", é o queridinho de todo o Sistema Solar, rs.
Júpiter: Embora Vênus o superar em esplendor no céu da aurora ou do crepúsculo, Júpiter é sem dúvida, o planeta mais espetacular, inclusive para quem apenas disponha de um modesto instrumento óptico para a sua observação.
Saturno: Na minha opinião, o mais espetacular! Até 1977, foi mais conhecido pela particularidade de ser o único planeta rodeado por um sistema de anéis, os quais são marca registrada do Planeta.
Urano: O primeiro dos planetas descobertos na época moderna, só é visível à vista desarmada em condições especialmente favoráveis. 
Netuno: O planeta onde o tempo parece parar. A órbita de Netuno situa-se a uma distância de 4.497 milhões de Quilómetros do Sol e para completar uma volta necessita de 165 anos. Assim, desde que foi descoberto (em Setembro de 1846) "ainda não descreveu uma volta completa em redor do Sol". Faça as contas, dá exatamente 2011.

Sejam Participativos, nas enquetes e nos comentários! Assim, estarei cada vez mais animada em postar para vocês, melhorando o blog.  
  

sábado, 12 de março de 2011

19 de março: "Superlua"

No dia 19 de março, os astrônomos calculam que a Lua estará a "apenas" 356.577 quilômetros da Terra, a maior aproximação desde 1992. O evento é conhecido como "superlua" e pode ser verificado a olho nu: o satélite natural surge maior e mais brilhante no céu. Para os astrônomos, é um evento menor e recorrente - houve superluas em 1955, 1974, 1992 e 2005. Mas, na internet, o fenômeno alimenta teorias apocalípticas: por causa da distância em relação ao nosso planeta, a força da gravidade do satélite natural poderia despertar vulcões, provocar terremotos e afetar o padrão climático da Terra.

A paranoia gira em torno do chamado "perigeu lunar". A Lua descreve em volta da Terra uma órbita elíptica - como um círculo achatado -, e assim a distância entre os astros varia. Perigeu é o ponto mais próximo da Terra. Apogeu é o mais distante. Nas teorias apocalípticas, o perigeu lunar foi responsável pelo tsunami de 2004, que devastou o Sudeste asiático, e o ciclone Tracy, que atingiu a Austrália em 1974.

Superlua: A menor distância entre o satélite natural e a Terra em 19 anos poderia provocar maremotos e terremotos?
(Thinkstock Images)
Para astrônomos, a associação entre superluas e desastres naturais não passa de paranoia. "É possível que a Lua esteja um quilômetro ou dois mais perto da Terra do que um perigeu normal, mas isso é um evento extremamente insignificante", disse David Harland, historiador do espaço e escritor, ao jornal inglês Daily Mail. Pete Wheeler, pesquisador do Centro de Astronomia de Rádio da Austrália disse que "não haverá terremotos ou erupções - a menos que eles tenham que acontecer de qualquer forma".

Segundo o astrônomo australiano David Reneke, "com criatividade" qualquer desastre natural pode ser associado a corpos celestes. No passado, continua, algumas pessoas acreditavam que o alinhamento dos planetas poderia despedaçar o Sol. "A maré baixa será um pouco mais baixa e a alta um pouco mais alta", previu. "Só isso."

quinta-feira, 10 de março de 2011

Terra como Saturno?

Olá Leitores!
Uma piadinha pra animar:

Porque estrela não faz "miau"?
- Porque Astro-no-mia.

Espero que tenham entendido, rsrs.

Bom...
Estou um pouquito cansada, com gripe, então, nada melhor que ficar digitando e estudando, não é?

O problema, é que hoje não sei o que digitar! Fiquei procurando uma coisa boa para postar... Pensei em fazer uma Repescagem de Postagens, mas sei lá, vou deixar pra mais tarde, para dar tempo de deixar tudo completinho.

Viram, como é difícil a minha vida? Rsrs. Estou procurando algo na comunidade de Astronomia!' do orkut, mas o que eu mais encontro lá é histórias sobre o fim do mundo, que segundo alguns ocorrerá ano que vem. Nem preciso dizer o que eu acho disso (...)

O tópico mais legal (que eu achei) - mais interessante; foi este sobre "Como seria a Terra com anéis (como os de Saturno)?"

Me chamou muito a atenção... Já tinha ouvido falar, mas nunca me interessei. Bom, vou passar um pouquinho do que o povo comentou - o lado bom e o ruim - e em seguida, passo o vídeo (original do tópico, em inglês - é mais pelas imagens mesmo)

 Espero que gostem!

De onde surgiu a idéia: tudo começou com a história de que, futuramente, com tanto lixo que há na Terra, um Anél (como o de Saturno) se formará ao redor do planeta. Não acho impossível, mas; vocês sabem como eu sou: sempre duvido e procuro diversas informações, teorias contraditórias, enfim. Com esse "mito", as pessoas ficaram imaginando como seria se isso realmente acontecesse, analisando as consequências - boas e ruins.

Lado Bom -  Todos vão ter que concordar: Os anéis de Saturno são extremamente... lindos! Claro que pra muitos anéis não combinam com o nosso Pálido Ponto Azul, não é algo com o que estamos acostumados. Seria uma mudança e tanto!

Lado Ruim - Pois é... Os anéis com certeza iriam atrapalhar (bastante!) qualquer viagem espacial, lançamentos, ou simples observações daqui da Terra. Isso parece ser "pouco", mas qualquer astrônomo (profissional ou amador) que se preze sabe as consequências que isso traria ao estudo.

Lembrando: Só teríamos anéis se aqui tivessem as "Luas Pastoreiras", elas que mantem os anéis naquela órbita, sem elas os objetos cairiam no/do planeta!


segunda-feira, 7 de março de 2011

Desfechos para nossa existência.

Olá leitores!
Então...
Antes de começar, gostaria de lembrar mais uma vez que não tenho nada contra astrologia, contra religiões e contra esses papos de que o Fim do Mundo tem algo a ver com Deus ou com coisas totalmente irreais, coincidências. Pra mim, isso tudo é uma grande besteira, sinceramente.
Mas...
Todos nós sabemos que, cedo ou tarde, o mundo vai acabar, certo?
É um pouco assustador ouvir isso. Quando começo a falar nisso com meus amigos, eles falam que eu sou pessimista, mas estou apenas sendo realista. Mais dia, menos dia, isso vai acontecer.
 Ninguém sabe se vai ser daqui muitos e muitos anos, ou se vai ser amanhã. A Terra não está imune à nada, e muitas coisas podem prejudicar sua existência. A todo momento, ela está exposta à vários riscos. São inúmeras as formas de Fim do Mundo.

A que eu acho mais coerente (do ponto de vista científico/astronômico) é a Morte do Sol. Afinal, o Sol é uma estrela como qualquer outro, e um dia vai morrer. Mas não vai ser uma enorme explosão que vai dizimar todos os planetas vizinhos. O Sol vai inchar, inchar, inchar, até estar tão perto de nós que vamos virar churrasco. Sim, churrasco. Mas vai demorar para acontecer, demorar muito.

Morte do Sol.
g1.globo.com

A Terra também está exposta a todo momento à asteróides, meteoros, meteoritos, enfim. Apesar das chances de colisão serem "pequenas".
sitedecuriosidades.com
Viajando ainda mais no assunto, corremos o risco de Invasão Alien. SURREAL?
Também acho. Mas, de qualquer jeito, é uma possibilidade. Hahaha.
second-news.net

Eu só coloquei três desfechos relacionados à Astronomia, à catástrofes espaciais.
Se você pesquisar sobre fim do mundo, apocalipse, enfim; inúmeras formas (reais ou não) vão aparecer: Holocausto nuclear, guerra mundial, pandemia, impacto astronômico, invasão alienígena, catástrofe ecológica, revolta cibernética, colapso solar, apocalípse religioso ou sobrenatural, colapso econômico. Todos desfechos possíveis para nossa patética existência. Eu os coleciono.

http://buniiito.wordpress.com/page/2/
E se o mundo não acabar? Apenas ficar como na imagem acima? Por onde recomeçaríamos? 

Bom... Eu só postei isso para lembrar que "todos vamos ter o mesmo fim" :)
Sei que pareço me conformar com isso, falando assim tão naturalmente, mas é algo que de um jeito ou de outro, é verdade.
Portanto, vamos viver o agora, o hoje. Ser bons para a humanidade enquanto ela existe. Faça uma boa ação, estenda sua mão!
E antes que eu me esqueça, 
Um "obrigado" para o meu amorzão Edinei ♥. Foi com base no blog dele que eu criei o Post. Dá uma olhada lá: http://depoisdoapocalipse.blogspot.com

Lembrando mais uma vez: Sou atéia, não gosto de astrologia e não viajo quando o tema é Fim do Mundo :)

domingo, 6 de março de 2011

Evidência de Vida Extraterrestre


O astrobiólogo da Nasa, Richard Hoover, afirmou ter encontrado evidências de vida extraterrestre em um meteorito, segundo estudo publicado neste sábado na revista científica Journal of Cosmology. De acordo com Hoover, ele teria encontrado microfósseis similares a cianobactérias existentes em uma classe extremamente rara de meteoriotos, o CI1, encontrado em áreas remotas do planeta, como Antártica, Sibéria e Alasca.

A imagem mostra um filamento fossilizado no meteorito Ivuna, da classe CI1. Foto: Journal of Cosmology/Reprodução
A imagem mostra um filamento no meteorito Ivuna,
da classe CI1, objeto do estudo
Foto: Journal of Cosmology/Reprodução

Para Hoover, o estudo pode permitir a implicação de que a vida está em todos os lugares e que a vida na Terra pode ter surgido a partir de corpos vivos em outros planetas. Segundo Rudy Schild, pertencente do centro de astrofísica Harvard-Smithsonian e editor-chefe do Journal of Cosmology, em comunicado oficial, a análise atenciosa de Hoover fornece provas definitivas de que existe vida microbial em corpos do universo, sendo que alguns destes podem inclusive proceder a origem da Terra e até mesmo do Sistema Solar. "Estas bactérias fossilizadas não são contaminantes para a Terra. São restos fossilizados de organismos vivos que existiram em corpos celestes similares aos deste meteoro, como cometas, luas e outros", destaca o artigo.

Em declarações ao canal de televisão norte-americano Fox News , Hoover afirmou que este campo de estudo não é amplamente explorado porque muitos grandes cientistas afirmaram que é impossível. A publicação ainda convidou mais de 100 especialistas e 5 mil cientistas para revisarem e opinarem sobre o artigo, devido à "controvertida polêmica que pode gerar este descobrimento", afirmou Schild.
Fonte: Terra Notícias.

Exploração Espacial, bem ou mal?

Olá Leitores!

Nessa época em que vivemos, nesse tempo, em pleno século 21, muita coisa anda diferente, não é?
Antigamente, nossos antepassados viam as coisas que vemos hoje, com outros olhos. Pode parecer meio careta  para nós - que vivemos na Era da Tecnologia - mas algumas coisas que os antigos acreditavam são realmente verdadeiras.
Vou usar a avó de uma amiga minha, por exemplo. Nós duas (eu e minha amiga) estávamos conversando sobre Exploração Espacial, sobre o descobrindo de outros planetas além do Sistema Solar ou de algum vestígio de vida dentro dele, em outros planetas, enfim... Então, de repente, a avó dela disse:

Fonte: publicadosbrasil.blogspot.com


- Isso tudo é bobeira. Para que mexer em algo que não conhecemos? Cuidar da Terra, ninguém cuida. Então, pra que descobrir outros planetas? Para fazer o mesmo que estão fazendo com a Terra: destruí-la? 

Vou confessar que o que ela falou foi um choque. Na hora, pensei comigo que ela já era idosa, não sabia das coisas, muito menos de algo ligado à tecnologia, à astronomia. Depois, fiquei pensando nisso... Ela falou a simples verdade que ninguém quer enxergar.
Pois é, isso me fez pensar muito sobre Exploração Espacial. Afinal, quando comentam sobre novas descobertas espaciais, sempre acho que é uma coisa boa. E porque não haveria de ser? Inovar e evoluir é sempre bom, não é?
Não.

Fonte: ceticismo.net
Vou dar um exemplo daqui mesmo do PdA... Uma vez postei algo relacionado à descobertas de água na Lua, uma coisa assim. Na hora da postagem, vi somente o lado bom: Os astronautas podem ir e vir da Lua, criar estações por lá, viajei no assunto (como sempre eu viajo, rs). Mas depois, comentaram que a Lua não ia mais ser bonita, bela, e sim, esburacada. É claro! Com a descoberta de água, com certeza iriam querer descobrir mais e mais coisas no solo Lunar, isso traria consequências sérias, boas e ruins.
Com todos esses descobrimentos, essas pesquisas, essa obsessão em achar novos Planetas, o que será deles?
Pensem comigo: Não há certeza de que existem planetas habitáveis, e, mesmo que existissem, chegar até eles seria outro obstáculo. Afinal, as distâncias no Espaço são enormes. A única certeza que temos é que a Terra é a nossa casa, o único planeta (até hoje) habitável, o único lugar onde podemos viver. Temos certeza de que ela existe. Então, para que se preocupar tanto em descobrir outros planetas com a intenção de habitá-los, e não se preocupar em cuidar da Terra? 

Fonte: astronomiaparatodos.wordpress.com
Não estou dizendo que a Exploração Espacial deve parar, mas que ela deve ser controlada, e realizada para novas descobertas que nos dê apenas conhecimento. O Espaço é perfeito do jeitinho que está. Para que destruí-lo com as mesmas mãos que jogam tanto lixo nas ruas? 

Bom, acho que falei demais (como sempre rs). Agora é com vocês! Dêem sua opinião e até mais.

Créditos: Avó da Yayá.
Hahahahahahaha.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Um pouquinho da NASA...

Hoje estou meio inspirada, não sei porque. Então, me aguentem!
Estava lá, dando uma fuçada básica no site da Nasa, vendo as Images Of  The Day, a achei três bem interessantes. Lá vai.

Majestoso Disco de EstrelasO telescópio Hubble (mais uma vez) nos impressiona com mais uma bela imagem: este majestoso disco de estrelas e faixas de poeira nessa visão da galáxia espiral NGC2841 - que encontra-se à 46 milhões de anos-luz de distância na constelação de Ursa Maior (?). Esta foto foi tirada em 2010 por meio de quatro filtros diferentes em Wide FieldCamera 3. A brilhante cúspide de estrelas marcam o centro da galáxia. Espiralando para fora são faixas de poeira que estão em silhueta contra a população de esbranquiçadas estrelas de meia-idade. Estrelas azuis (muito mais jovens) rastreiam os braços espirais. 
 Majestic Disk of Stars
Fonte: NASA, ESA, and the Hubble Heritage (STScI/AURA)-ESA/Hubble
Collaboration; Acknowledgment: M. Crockett and S. Kaviraj (Oxford University, UK),
R. O’Connell (University of Virginia), B. Whitmore (STScI), and the WFC3 Scientific
Oversight Committee.
Gigante Anel de Buracos Negros : Apenas a tempo para Dia dos Namorados (USA) vem uma nova imagem composta da Arp 147, de um par de galáxias em interação localizada a cerca de 430 milhões anos-luz da Terra, que mostra os raios-X Chandra da NASA X-ray Observatory (rosa) e dados ópticos do Hubble Space Telescope (vermelho, verde, azul) produzido pelo Space Telescope Science Institute, ou STScI.  Arp 147 contém o remanescente de uma galáxia espiral (direita), que colidiu com a galáxia elíptica no lado esquerdo. Esta colisão produziu uma onda de expansão da formação de estrela que aparece como um anel azul, contendo em abundância de jovens estrelas massivas. Estes raça estrelas através de sua evolução em poucos milhões de anos ou menos e explodem como supernovas, deixando para trás estrelas de nêutrons e buracos negros. As nove fontes de raios-X espalhados por todo o anel no Arp 147 são tão brilhantes que elas devem ser buracos negros com massas que são susceptíveis de dez a vinte vezes maior do que o sol.
 Uma fonte de raios-X também é detectado no núcleo da galáxia vermelha do lado esquerdo e pode ser alimentado por um mal-alimentados buraco negro supermassivo. Esta fonte não é evidente na imagem composta, mas pode facilmente ser visto na imagem de raios-X. Outros objetos alheios a Arp 147 são também visíveis: uma estrela de primeiro plano no canto inferior esquerdo da imagem e um quasar de fundo como a fonte rosa acima e à esquerda da galáxia vermelha.
 Giant Ring of Black Holes
 Image Credit: X-ray: NASA/CXC/MIT/S .Rappaport et al., Optical: NASA/STScI

A Nebulosa por Qualquer Outro Nome: As nebulosas são enormes nuvens de poeira e gás que ocupam o espaço entre as estrelas. Algumas têm nomes muito bonitos para corresponder a sua boa aparência, por exemplo, a nebulosa Rosetta (Rosa), enquanto outras têm nomes mais utilitários. Tal é ocaso da LBN 114,55 +00.22, visto aqui em uma imagem do WISE da NASA. Batizado em homenagem ao astrónomo que publicou um catálogo de nebulosas em 1965, LBN significa "Lynds Bright nebula".O 114,55 +00.22 números referem-se as coordenadas da nebulosa em nossa galáxia, servindo como uma espécie de endereço residencial galáctico. Os astrônomos classificam LBN 114,55 +00.22 como uma nebulosa de emissão. Ao contrário de uma nebulosa de reflexão, o que reflete a luz de estrelas próximas, uma nebulosa de emissão emite luz. As nebulosas de emissão são geralmente encontrados nos discos de galáxias espirais, e são lugares onde as novas estrelas estão se formando. As cores usadas na imagem representam determinados comprimentos de onda da luz infravermelha. Azul e turquesa representam a luz emitida em comprimentos de onda de 3,4 e 4,6mícrons, que é predominantemente de estrelas. Verde e vermelho representam a luz a partir de 12 e 22 microns, respectivamente, o que é emitido principalmente pela poeira. 
 A Nebula by Any Other Name
Crédito da imagem: NASA / JPL-Caltech / UCLA

Constelações e Reconhecimento do Céu

Postagem antiga, mas me pediram para relembrar. Então...


Constelações
O que são constelações: As constelações são agrupamentos de estrelas que formam desenhos de pessoas, animais ou objetos. As estrelas, embora distantes umas das outras, ao homem parecem estar juntas, formando várias figuras. As constelações nos ajudam a separar o céu em porções menores, sendo 88 delas oficiais pela União Astronômia Internacional.
Pra que servem as constelações: Na antiguidade, as constelações serviam para ajudar a saber as estações do ano, exemplo: a constelação do Escorpião é típica do inverno do hemisfério sul, já que em junho ela é visível a noite toda. Já Órion é visível a noite toda em dezembro e, portanto, típica do verão do hemisfério sul. Assim, também ajudavam os agricultores a saber a hora de plantar e colher.


Zodíaco: As constelações que formam o Zodíaco (círculo dos animais, ou caminho, do sânscrito sodi), uma faixa de 18 graus em volta da eclíptica, definida por Aristóteles, podem ser relacionadas pelo mneumônico ArTaGeCa LeViLiSco SaCAquaPi, pois são: Aries, Taurus, Gemini, Cancer, Leo, Virgo, Libra, Scorpius, Sagittarius, Capricornus, Aquarius e Pisces:


Principais constelações:
Constelação de Órion: Uma constelação fácil de enxergar é Órion. Para identificá-la devemos localizar 3 estrelas próximas entre si, de mesmo brilho, e alinhadas. Elas são chamadas Três Marias, e formam o cinturão da constelação de Órion, o caçador. Seus nomes são Mintaka, Alnilan e Alnitaka. A constelação tem a forma de um quadrilátero com as Três Marias no centro. O vértice nordeste do quadrilátero é formado pela estrela avermelhada Betelgeuse, que marca o ombro direito do caçador. O vértice sudoeste do quadrilátero é formado pela estrela azulada Rigel, que marca o pé esquerdo de Órion. Estas são as estrelas mais brilhantes da constelação. No hemisfério Sul Órion aparece de ponta cabeça. Segundo a lenda, Órion estava acompanhado de dois cães de caça, representadas pelas constelaçõs do Cão Maior e do Cão Menor. A estrela mais brilhante do Cão Maior, Sírius, é também a estrela mais brilhante do céu, e é facilmente identificável a sudeste das Três Marias. Procyon é a estrela mais brilhante do Cão Menor, e aparece a leste das Três Marias. Betelgeuse, Sírius e Procyon formam um grande triângulo.

Constelação do Cruzeiro do Sul: Além de ser muito importante como ponto de referência celeste para a Navegação Astronômica, o Cruzeiro do Sul possui duas estrelas que se encontram entre as mais brilhantes de todo o firmamento. A mais brilhante delas, alfa-Crucis, também chamada de Acrux, Magalhãnica ou Estrela de Magalhães, representa a parte de baixo do braço maior da cruz e é a mais próxima do Pólo Celeste Sul. A segunda em brilho é beta-Crucis, também chamada Becrux e Mimosa, e representa um dos lados do braço menor da cruz. A parte de cima do braço maior da cruz é representada por gama-Crucis, também chamada Gacrux, uma estrela de cor ligeiramente avermelhada e que, por isso, recebe também o nome de Rubídea. O outro lado do braço menor da cruz é representado por delta-Crucis, uma estrela bem menos brilhante e que, por isso, recebe também o nome de Pálida. Há, ainda, no Cruzeiro, além dessas 4 estrelas, uma quinta estrelinha, épsilon-Crucis, menos brilhante que a Pálida. Por não pertencer nem ao braço maior e nem ao braço menor da cruz, ela é carinhosamente chamada pelos brasileiros de "Intrometida". Na verdade, a Intrometida mais ajuda do que atrapalha, pois facilita a localização do Cruzeiro no céu. Bem próximas a constelação do Cruzeiro do Sul encontram-se, na constelação do Centauro, duas estrelas de forte brilho, conhecidas como os Guardas da Cruz. A mais brilhante delas, alfa-Centauri — também chamada de Riguel Kentaurus ou Toliman — é a estrela mais próxima da Terra (depois do Sol, é claro).


Constelação de Escorpião: A constelação de Escorpião está despontando a Leste e por volta de meia-noite ela já é visível ligeiramente a sudeste. Ela mede quase dois palmos de uma mão aberta com braço esticado. E é um "S" quase perfeito representando um formato básico de escorpião.A constelação de Escorpião irá dominar o céu noturno do nosso outono e inverno e só desaparecerá, a oeste, no início da primavera. 
Quando Escorpião estiver se pondo a oeste, Orion, o caçador estará novamente aparecendo a leste. E as duas constelações descrevem esta eterna perseguição sem fim, por isto são consideradas inimigas mitológicas. A estrela alfa de Escorpião, Antares, de cor alaranjada, é uma das maiores do céu. Shaula fica no outro extremo do escorpião.
 

Reconhecimento do céu:
Nós, moradores das metrópoles, ao observar o céu estrelado temos a impressão de um caos de pontos luminosos sem ordem alguma. Observadores mais atentos que vivem em mais contato com a natureza percebem certas regularidades e padrões. Olhando noite após noite constatamos que as estrelas não mudam de posição umas em relação as outras. Por isso falamos num movimento diurno que envolve toda a Esfera Celeste, é deste fato que surge a necessidade de se criar constelações. Chamamos constelação 
Agrupamentos de Estrelas
um agrupamento de estrelas que aos nossos olhos sugere certos alinhamentos e desenhos arbitrários. Há mais de 3000 anos que os homens têm utilizado de figuras imaginárias para lembrar-se das posições aparentes das estrelas. O conceito de constelação foi sendo alterado com o passar dos tempos. Houve época em que os desenhos em cartas celestes eram mais marcantes do que as estrelas que os sugeriam. Assim podemos falar de uma representação pictórica da constelação. Depois passou-se a usar alinhamentos mais ou menos arbitrários unindo estrelas brilhantes. 
Era uma representação esquemática. Hoje usa-se regiões da esfera celeste delimitadas por trechos de "paralelos" e "meridianos" celestes (equivalentes aos usados nos mapas geográficos, utilizando coordenadas celestes ao invés de latitude e longitude). Todo o céu foi dividido pela IAU (International Astronomical Union) em 88 regiões. Trata-se de uma representação por área do céu. Logo qualquer astro do qual se saiba as coordenadas pode ser classificado numa constelação específica. Como numa concha de retalhos cada região se encaixa na seguinte sem deixar nenhuma estrela de fora. Nesta divisão procurou-se manter, sempre que possível, uma relação com as constelações já consagradas pelos séculos de observação do céu. Outro recurso que nos auxilia na memorização das posições das estrelas são os alinhamentos e  asterismos: Alinhamento é uma certa forma de relacionar estrelas brilhantes através de retas imaginárias que as unem. Costuma-se fazer isto com estrelas afastadas e especialmente brilhantes (geralmente entre constelações distintas). 
Também usamos medidas com a mão
para identificar constelações
Exemplo de alinhamento é o Grande Triângulo do Norte que contém em seus vértices três estrelas brilhantes visíveis no horizonte nordeste no início da noite em agosto. As estrelas que compõem o Grande Triângulo são: Vega (Alfa da Lira), Altair (Alfa da águia) e Deneb (Alfa do Cisne). Asterismo é qualquer grupo peculiar de estrelas que não seja uma das 88 constelações determinadas pela União Astronômica Internacional. Os asterismos mais notáveis são os dois Aglomerados Estelares abertos que estão próximos de nós e que brilham na constelação de Touro. São eles as Plêiades e as Híades. Outros tipos de asterismos constituem-se de desenhos diferentes dos geralmente aceitos como clássicos. É comum por exemplo, chamar de Chaleira o grupo de sete estrelas mais brilhantes da constelação do Sagitário. Outro asterismos famoso é a Falsa Cruz (ou Falso Cruzeiro) na constelação da Carina.
Constelações do espaço celeste
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...