segunda-feira, 23 de maio de 2011

Somos os únicos?

Oi meus caros astroleitores...
Primeiro gostaria de comemorar com vocês:
O mundo não acaboooooooou!
Mas, eu já sabia que não ia acabar; e estou doida para ver as pessoas com medo de 2012, rs.

Dando uma olhada lá na comunidade de Astronomia do Orkut, achei um tema "legal" e quis dar uma atualizada aqui no Blog (:

Lembram-se do meu último Post (ser humano cosmicamente insignificante)? Pois é. Muita gente achou ruim e não aceitou o fato de que o Universo é totalmente ENORME, até onde sabemos. Achei um tópico que fez contradição ao meu, dizendo que sim, NÓS SOMOS OS ÚNICOS. 
Apesar de não concordar com essa afirmação, achei bem legal o textinho que a "pessoa" postou e, mesmo não sendo muito relevantes, os argumentos usados foram bacanas, porém, sem muita convicção. 
"Planetas, conhecemos vários. Mas nenhum ainda que seja semelhante a Terra. Só isso já nos diz que a Terra é algo raro. Escutando o universo, nunca captamos mensagens de ninguém mais. Se existem, são raros. Aqui na Terra, de todos os reinos da natureza, nenhum produziu outra forma de vida inteligente para nos fazer companhia ou para rivalizar conosco.
Humanos podem não ser tão insignificantes. Talvez não exista mais nada equivalente no universo.
Eventualmente, humanos que agora olham para um céu deserto e hostil a vida vão colonizar mundos, e semear vida pelo infinito.
Talvez nós estejamos fadados a povoar o universo. 
Essa é uma das premissas e uma das consequências da hipótese da Terra Rara:
Ela tem por particularidade retirar os humanos da posição de insignificância e torná-los os únicos protagonistas de um experimento evolutivo e pôem em suas mãos a possibilidade de um futuro glorioso."

Agora , vou dar a minha opinião. Já pelo nome da teoria, "Terra-Rara", podemos constatar que, segundo ela, a possibilidade de haver vida em qualquer outro planeta é zerada. A vida é uma exclusividade do planeta Terra. Tá. Pergunte à qualquer pessoa qual a diferença entre a Terra e os outros planetas. A resposta será: Na Terra há água ou, na Terra há vida.
Até aí, ótimo. Eu responderia a mesma coisa. Não diretamente, mas responderia basicamente isso.

Agora, pensa comigo:
Em algum outro planeta, não importa o quão distante esteja da Terra, há alguma forma de vida - inteligente - como nós, de fato. Digamos que, eles também pensam como nós: Ei cara, acho que somos as únicas formas de vida no Universo :D Eles pensam assim, nós pensamos assim. Por que? Porque eles não sabem que nós existimos, e nós não sabemos que eles existem.
Agora, vejamos: Se existe vida na Terra e nesse planeta que eu dei por exemplo, por que não poderia haver em mais um? Eles também pensam que são os "únicos", já que não sabem de nós e nem dos outros que também não sabem que eles existem e nem que nós existimos. (ufa! foco, guria!). E assim por diante.
Minha teoria é meio viajada mas, se você pensar assim como eu, concluirá que em qualquer ponto do Universo (isso se existe apenas um Universo...) pode haver vida; não sabemos as condições nos diversos planetas existentes. Talvez as mesmas que a Terra foi gerando nesses bilhões de anos. Nunca se sabe. (foco Thainá, foco!)

Bom, cansei de falar disso, e acho que viajei demais nesse tema. Eu SEMPRE viajo quando o assunto é vida extraterreste, rsrs. Se quiserem saber mais sobre a teoria da Terra Rara, http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%B3tese_da_Terra_rara (:

O que acham disso?

3 comentários:

  1. Sim, acredito que existam milhares de outras Terras no Universo a fora, acredito que muitas estejam aqui mesmo na Via Láctea e em várias outras galáxias. Mas pelo andar da carruagem, acredito que talvez nos nunca iremos ter um contado direto e vida fora da Terra sera sempre um mistério.

    ResponderExcluir
  2. OI Thainá.
    Sabe, esse foi o último tema que abordei com meus alunos antes das férias e causou uma grande reflexão entre eles... como eles são pequenos (10 anos) ainda não tem informações suficientes para ponderar certos temas, mas esse é um dos quais encaram sem preconceitos.
    Mostrei a eles que esse tema é o que impulsiona uma parte considerável das pesquisas astrônomicas pelo mundo mas que tudo o que temos até agora é um grande silêncio (por vários motivos...).
    Esse fato gera margem a várias histórias e especulações, que de certa forma, aguça ainda mais nossa procura.
    Particularmente penso como registrou Carl Sagan em seu livro Contato “se somente nós existirmos, seria um grande desperdício de espaço!”.
    Até agora, só temos a certeza de que VIDA É RARA! Portanto é nosso dever CUIDAR E RESPEITAR toda forma de vida que temos em nosso planeta.

    Continuemos a formar cada vez mais jovens cientistas para que essa busca continue!

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Esse é um tema que sempre nos despertou e sempre despertará certas dúvidas, e consequentemente, anseios por explicações à elas. Tudo depende de como encaramos essa tal realidade, de que podemos ou não ser os únicos à habitar esse vasto Universo. Sou da mesma opinião que tu, seria um tremendo desperdício de espaço, tanto que é por isso que acredito tanto em formas de vida extraterrestre. O Universo é gigante, estamos aqui neste cantinho mínimo, "não somos o centro do Universo".

    Por enquanto, só nos restam dúvidas e especulações. Mas, entre erros e acertos, é assim que o mundo se move!

    Abraços!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...