segunda-feira, 9 de maio de 2011

Cometa Elenin, em Outubro.

Olá Astroleitores!

Estão lembrados da 100ª postagem do PdA? Pois é... Eu comentei sobre o Cometa Elenin, descoberto em 10 de dezembro de 2010 pelo russo Leonid Elenin.
Hoje, vim apenas relembrá-los do evento, fornecendo informações aos apaixonados pelo Céu, rs. E antes que eu me esqueça, amanhã faço a prova da OBA! Me desejem conhecimento (:

"Apesar da elevada magnitude (pouco brilho) do dia do descobrimento, sua intensidade luminosa se elevará à medida que se aproxima da Terra e do Sol. Segundo as estimativas, Elenin atingirá a magnitude 4 em outubro de 2011, quando passará a 34 milhões de quilômetros do nosso planeta, sendo facilmente visível sem ajuda de instrumentos. Antes disso, porém, o cometa poderá ser visto bem antes, desde que o observador possua um pequeno binóculo ou telescópio.
De acordo com a Rede de Astronomia Observacional REA-Brasil, os parâmetros fotométricos sugerem que Elenin poderá ser mais brilhante e deverá alcançar a magnitude 3.5 em setembro de 2011. Se os dados forem confirmados, já a partir de julho o cometa atingirá a magnitude 10 e será visto na constelação de Leão, logo após o anoitecer.
À medida que se aproxima, o cometa aumentará rapidamente de intensidade luminosa e em agosto brilhará na 8ª magnitude, entre as constelações de Virgem e Leão.
Em 4 de setembro Elenin atingirá o periélio, o ponto de maior aproximação com o Sol, quando então seu brilho será de magnitude 3.5. Alguns dias depois, entre 12 e 15 de setembro, o objeto poderá ser visto cruzando as lentes do instrumento Lasco C3, a bordo do telescópio espacial Soho.
É importante lembrar que os cometas são muito imprevisíveis e podem apresentar comportamentos bastante bizarros à medida que se aproximam do Sol. Entre os fenômenos já observados está o outburst, quando repentinamente se rompem e produzem inúmeros fragmentos brilhantes. Além disso, devido à pressão do vento solar a cauda cometária também pode variar muito de tamanho."

Localização do Cometa Elenin


Observando o Elenin

Para observar o cometa Elenin, tudo que você precisará será de um pequeno binóculo ou telescópio, além de um campo de visão desobstruído na direção do quadrante oeste, ou seja, do lado que o Sol se põe. Como explicado, a partir de julho o cometa já poderá ser visto ainda que com pouco brilho, que aumentará lentamente até setembro.

A carta celeste acima mostra o horizonte oeste de São Paulo às 19h40 do dia 20 de julho e a respectiva posição do cometa Elenin. Apesar de ser uma carta especificamente para uma localidade, ela poderá ser usada como referência para outras cidades também.


2 comentários:

  1. Olá, Thainá!
    É claro, que lhe desejo conhecimentos! E se servir, os meus pensamentos voarão para ampliar a amplitude dos seus para que lhes sejam perceptíveis à ti, para lhe ajudar na prova!
    Quanto ao cometa Elenin, ele pode vir, pois a grua já está posta e o laço para capturá-lo tmb já está encomendado e ele é que não se faça de besta... rsrsrsrs!
    Boa prova e boa sorte!
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Muito obrigado, espero me sair bem...
    Pois é, kkk' o Cometa Elenin será espetacular, com certeza (:
    Abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...