terça-feira, 10 de agosto de 2010

Sistema Solar: descrição, origem e Terra como planeta

Descrição Resumida (muito resumida!) do Sistema Solar:

Da esquerda pra direita: Sol, Mercúrio, Vênus, Terra, Marte,
Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, Plutão (não considere)

O Sistema Solar está na galáxia Via Láctea e é o conjunto de corpos celestes 'liderados' pelo Sol (daí vêm o nome Sistema (conjunto de vários elementos) Solar (relativo à Sol). O Sistema Solar abrange 8 Planetas (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) - Dúvida: não eram nove planetas ? Sim, eram. Plutão deixou de ser considerado como Planeta, por ainda ser muito pequeno) - estrelas, asteróides, cometas, satélites naturais (como a Lua) e vários outros corpos celestes, além de, é claro, Sol. A órbita do Sistema Solar é elíptica, ou seja, o Sol não está exatamente no centro da elipse. Por isso, a Terra gira mais rápido quando está perto do Sol, e gira mais devagar quando está longe dele (inverno e verão - dias longos e dias curtos). O Sistema Solar é dividido em Planetas Interiores (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte) e em Planetas Exteriores (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno).


Origem do Sistema Solar:

A) Nebulosa. B) O Sol irá nascer no centro e os planetas vão se formar no disco.
C)Partículas de gás e poeira. D) Planetas se formam. E) No interior, planetas rochosos;
No exterior, planetas gasosos.

No Universo há inúmeras nebulosas (nuvens de gases e poeira) que podem dar início á Sistemas Solares, como aconteceu com o nosso Sistema Solar há mais ou menos 4,6 bilhões de anos. Como o Universo esta repleto de hidrogênio e hélio, na sua totalidade, a existência de elementos mais pesados se deve ao fato de o nosso Sol ser uma estrela de segunda geração; ou seja, a nuvem gasosa que se condensou dando origem ao Astro-Rei e aos planetas advém de uma estrela anterior que explodiu (Supernova). Nessa explosão uma pequena fração da matéria conseguiu se estabilizar em elementos mais pesados que o ferro (chumbo, urânio e etc.). Então, o Sistema Solar se formou dos restos de nebulosa, que primeiro deu origem ao Sol, depois as partículas que ficaram ali no disco do Sol se espalharam e deram origem aos Planetas e outros corpos celestes.



Terra Como Planeta:


Planeta do Sistema Solar,a Terra é o terceiro por ordem de distância do Sol,depois são Mercúrio e Vênus.Sua forma é parecida com uma esfera,por ter essa aparência foi lhe dado o nome de Geóide,que indica a particularidade,e a irregularidade.Com respeito a figura geométrica é ligeiramente achatada nos pólos,seu valor equivale a 1/297 do raio(21,3km).O comprimento do raio polar é de 6,3561km,e o equatorial é de 3,377 4km.A Terra gira em torno do eixo que passa pelo seu centro,com um espaço de 23 horas e 56 minutos primos.Enquanto isso a Terra faz um movimento de revolução em torno do Sol no período de um ano(ano sideral).É igual a 365 dias e 6 horas,9 minutos e nove segundos,cobrindo um percurso orbital de 950 milhões de km.O eixo terrestre inclina-se sob a forma eclética e apresenta um ângulo de 66º33.O círculo de iluminação separa a linha passando pelos pólos somente dois dias por ano.A sua duração em todo lugar que passa é de um tempo de um dia e uma noite.O tempo mais longo é em 21 de junho e a noite maior é a de 22 de dezembro,mas o eixo além de ser inclinado é 154 junto a si mesmo,é visto quase sempre no mesmo lugar no céu,isto é,a estrela polar.A inclinação do eixo terrestre do movimento de Revolução dá em volta do Sol.O astro solar varia sempre,atingindo o valor mínimo de 147 milhões de km.Também temos o inverno e o verão com a distância de 149,5 milhões de km.A Lua gira em torno de si e age sobre sua massa segundo as leis de atração.A gravidade da Terra e Lua é mais no centro do nosso globo.Esse centro duplo de gravidade entre terra-lua é que provoca essa revolução no Sol,e com isso nós estamos acompanhando esse movimento de sua estrutura,de sua superfície que são divididas em partes oceânicas e terras continentais imersas,as primeiras superando as segundas que têm a medida de 36.200.000 km( 70,8 por cento)contra 149.900.000 km(29,2 por cento).Por isso as terras e os mares são também diferentes,eles são distribuídos entre os dois hemisférios: o terrestre e o boreal,pois a Terra gira em torno do Sol e da Lua que nos dá vida e calor.


19 comentários:

  1. valeu mas quando vai ser o alinhamento dos planetas o dia o mes o ano todos sasbem mas o dia e o mes nao sabemos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao interessa pra vc palhaço

      Excluir
    2. faz o mmc do período de translação de todos os planetas q vc descobre

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Excelente blog, Thainá! Parabéns pelo trabalho. Pode ter certeza que seu blog será uma das minhas fontes de consulta. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Ficou muito bom o seu blog ele me ajudou nos estudos;D

    ResponderExcluir
  5. Que blog, bem feito. Dá pra sentir o quanto vc ama isso. Estarei sempre por aqui. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. OBRIGADO PELO SEU BLOG, ELE ME AJUDOU NOS TRABALHOS DE CIÊNCIAS..... KKKK

    ResponderExcluir
  8. Muito legal,tem tudo de que eu preciso pro trabalho,mas faltou a a teoria criacionista,na origem do Sistema Solar,eu só acho que você deveria colocar as duas teorias.

    ResponderExcluir
  9. nossa..esta me ajudando muito..estou estudando para uma prova suuuuper dificil,na real a OBA,mas tenho 11 anos:(o que deixa a prova muito mais dificil pois é a primeira vez que participo) e me inscrevi quase em cima da hora,então estou tentando estudar o maximo q posso e esse resumo facilitou a minha vida... *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tambem me increvi no OBA, é muito difícil a prova ?????? necessito saber ^-^

      Excluir
  10. Nossa..mto obrigada...me ajudou mto!!Amanha eu tenho uma prova chamada OBA,eu tbem tenho 11 naos igual essa pessoa aí de cima,ja tinha feito essa prova e tbem ja havia ganhado a medalha,mais como sempre...SEMPRE É BOM GANHAR 2 VEZES!

    ResponderExcluir
  11. Tá sendo muito boa esta pesquisa pois tenho que fazer um trabalho e apresentar, é riquíssimo esse material. Parabéns.

    ResponderExcluir
  12. obrigado pelo seu blog me ajudou muito nos meus trabalhos de ciencias

    ResponderExcluir
  13. Caraca... acho que esse será o comentário mais recente... kkkkkkkkkkkk
    Curti seu Blog...
    obgo por compartilhar esse conhecimento!!! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. agr eu sou a resposta mais recente kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Acho que foi eu ein...

      Excluir
  14. Parabens, muito bom o site, me ajudou muito!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...