sábado, 7 de agosto de 2010

Estrutura Interna da Terra, Pólos, Trópicos e Linha do Equador;

Estrutura interna da Terra:

A estrutura interior da Terra é formada por três camadas principais: camada externa (crosta terrestre) - a crosta terrestre é dividida em: camada sedimentar superficial - constituída por rochas sedimentares que, em certos lugares pode atingir vários metros de espessura, já em outros desaparece; camada granítica intermediária: é constituída por rochas cuja composição é semelhante ao granito. Essa camada também é chamada de Sial; e camada basáltica inferior: é bastante semelhante ao basalto. É também chamada de Sima. Manto (ou camada intermediária) - Trata-se de uma camada intermediária situada acima do núcleo. Tem uma espessura aproximada de 2.900 km, sua composição é de rochas ultrabásicas. Boa parte dos fenômenos que afetam a crosta terrestre tem origem na parte superior do manto. *Magma é uma matéria em estado de fusão (pastoso), que constitui boa parte do núcleo e do manto e; Núcleo - Parte mais interna do planeta. Pode ser dividido em núcleo externo e interno. O núcleo externo, comporta-se como liquido apesar de sua composição metálica, admiti-se que seus componentes estão em estado de fusão. Estende-se de 2.900 km até 5.100 km. O núcleo interno vai desde 5.100 km até o centro da Terra. O núcleo da Terra é constituído por ferro e níquel. A temperatura atinge a 4.000/5.000 C.



Pólos da Terra: São as extremidades (pontas) do eixo em que a Terra gira em torno de si mesmo no movimento de rotação, que dura 24 horas. O planeta Terra tem dois pólos: o pólo sul (antártico) - que é mais frio do que o árctico - e o pólo norte (ártico)

Linha do Equador e Trópicos: São dois trópicos: o Trópico de Capricórnio - O trópico de Capricórnio é o paralelo situado 23°4/10 ao sul do equador terrestre (23º27’ de latitude sul), delimita a zona tropical sul. Correspondendo à declinação mais meridional da elíptica do Sol sobre o equador celeste - e o Trópico de Câncer - O trópico de Câncer é o paralelo situado 23°4/10 ao norte do equador terrestre (23º27’ de latitude norte), delimita a zona tropical norte. Correspondendo à declinação mais setentrional da elíptica solar para o equador celeste. Já a Linha do Equador é o nome dado à linha imaginária que resulta da intersecção da superfície da Terra (no meio do Planeta). Na linha do Equador fica o ponto mais quente do planeta, pois os raios solares chegam diretamente nele. Os trópicos e a linha do Equador resultam nas Zonas Térmicas.  

3 comentários:

  1. nome: ketllyn
    idade: 10 anos
    ese site me ajudou muito a discobrir oque são os tropicos achei um site ber organisado e bonito obrigado pela ajuda a descobrir oq são os tropicos e a linha do equador brigada ;)
    :)

    ResponderExcluir
  2. Na vdd a Terra possui 4 polos: Polo Norte geográfico, Polo Sul geográfico ( os dois sitados no texto), Polo Norte magnético, Polo Sul magnético

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...