domingo, 8 de agosto de 2010

Lua: fases e marés

As Fases da Lua: Á medida que a Lua vai 'viajando' ao redor da Terra ao longo do mês, ela passa por um ciclo de fases. Ao contrário de que muitos pensam, a Lua não tem luz própria, e as fases que ela passa são formadas pelas luzes que o Sol reflete na Lua. Em um mês é possível observar todas as fases da Lua. A Lua é um bom astro para se estudar, pois está próximo de nós e se movimenta rápido, em pouco tempo. Pois bem, vamos começar pela Lua Nova. Na fase da Lua Nova, a Lua não é nem um pouco iluminada pelo sol. Uns dois dias depois dessa fase, perceba que a Lua é somente uma 'unha' bem fininha, e sua parte iluminada está virada pro Sol, isso porque o Sol está iluminando apenas essa parte fininha. Depois de uns quatro dias, ela já está em outro lugar, e um pouco maior, isso porque a posição dela em relação ao Sol mudou, mudando também a sombra que ela reflete nela: Um pouco maior que antes. Esta é a fase Lua Crescente! 



Depois disso, a Lua fica metade iluminada, e aí chamamos de Quarto-Crescente. As fases da lua representam o quanto dessa face iluminada pelo Sol está voltada também para a Terra. Durante metade do ciclo essa porção está aumentando (lua crescente) e durante a outra metade ela está diminuindo (lua minguante). Cada vez a Lua vai iluminando-se mais. Depois de mais algum tempo depois da Lua Quarto-Crescente, ela passa por mais duas fases "crescentes". Quando a Lua está totalmente iluminada, está na fase Lua Cheia, onde a Lua nasce quando o Sol se põe e se põe no nascer do Sol. Por último, temos a Lua Minguante, que é parecida com a Lua Crescente, só que de outro lado. Quando a Lua está meio iluminada e meio não-iluminada, como na Quarto-Crescente (só que invertido), ela é Quarto-Minguante. Aí, a Lua fica cada vez menos iluminada, até voltar á Lua Nova, onde ela não é nem um pouco brilhante. Aí está o Ciclo das fases da Lua completo:


O intervalo de tempo médio entre duas fases iguais consecutivas é de 29d 12h 44m 2.9s ( 29,5 dias - 1 mês). Esse período é chamado mês sinódico, ou lunação, ou período sinódico da Lua.
 Resumindo: Ocorrem as fases da Lua porque ela gira ao redor da Terra, e em cada ponto desta rotação é iluminada pelo Sol de um ângulo diferente em relação a nós. A Lua completa um ciclo em cerca de 29,5 dias, que é o mesmo período do ciclo de fases lunares!

Maré Alta (Lua Cheia e Nova), Maré Baixa (Minguante
e Crescente)


Marés: A atração gravitacional exercida pela Lua sobre a Terra e, em menor escala, da atração gravitacional exercida pelo Sol sobre a Terra faz com que ocorram as marés na Terra. Enquanto a Terra gira no seu movimento diário, o bojo de água continua sempre apontando aproximadamente na direção da Lua. Em um certo momento, um certo ponto da Terra estará embaixo da Lua e terá maré alta (épocas de lua Cheia, e lua Nova, quando a Lua e a Terra estão 'alinhadas'). Aproximadamente seis horas mais tarde (6h 12m), a rotação da Terra terá levado esse ponto a 90° da Lua, e ele terá maré baixa. Dali a mais seis horas e doze minutos, o mesmo ponto estará a 180° da Lua, e terá maré alta novamente. Portanto as marés acontecem duas vezes a cada 24h 48, que é a duração do dia lunar.

4 comentários:

  1. Gosto muito do teu blogger vem ao meu.

    ResponderExcluir
  2. Então que dizer que:
    Eclipse Lunar: A Terra fica entre o Sol e a Lua.
    Eclipse Solar: A Lua fica entre Sol e a Terra.
    Tá certo?
    Ah, parabéns pelo blog!
    Acessem o meu: www.viviancosta.blogspot.com
    Fala de artes, rock, internet, nerdices, etc..

    ResponderExcluir
  3. Exatamente! Eclipse lunar ocorre quando a Terra fica entre o Sol e a Lua, e, por conseguinte, só pode acontecer na Lua Cheia. Eclipse solar ocorre quando a Lua fica entre o Sol e a Terra e, por conseguinte, só pode acontecer na Lua Nova. Já acessei e estou seguindo o teu blog (:

    ResponderExcluir
  4. Um conteúdo interessante e simples. Porém, após pesquisas com a população brasileira, percebe-se que esta desconhece o assunto. Obrigado.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...