sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A formação da Terra e dos seres vivos


Representação da Terra em formação. Altamen-
te bombardeada por corpos vindos do espaço
(eraumavez.blogspot.com)

Há evidências científicas de que o nosso planeta surgiu há cerca de 4,6 bilhões de anos, a partir da junção de poeira, rochas e gases presentes no disco de matéria que girava ao redor do Sol em formação. No começo de sua existência, a Terra era um ambiente sem a mínima condição para a existência de seres vivos. Por que? O processo de junção de rochas, poeira e gases durante sua formação gerou muito calor, o que fez os materiais rochosos mais internos (de dentro da Terra) se fundirem (juntarem) e escaparem para a superfície, para o solo, em erupções vulcânicas muito violentas. O solo da Terra ficou completamente coberto de lava, e o planeta virou uma enorme bola de fogo, além de ser bombardeada por corpos vindos do espaço. Um desses choques foi tão violento que arrancou um pedaço de nosso planeta, dando origem a Lua!
Imaginem só? Nenhum ser conseguiria viver nessas situações!
Com o tempo, o planeta Terra sofreu mudanças: hoje há água, e diversas formas de vida. Mas como um planeta que era tão quente e bombardeado ficou agora tão propício para a vida? 
 A vida foi se tornando possível na Terra á medida que ela se resfriava, criava o solo sólido (firme), formava-se água líquida e aos poucos construía sua atmosfera, que parece ter sido formada de hidrogênio, metano, amônia, e vapores de água. A temperatura da Terra era altíssima, e assim, toda a água que se formava acabava evaporando, formando nuvens que davam origem a chuvas.

A Terra foi se resfriando e, a medida que isso ocorria, criaram condições para o surgimento da vida.
Encontrando o solo quente da Terra, a água da chuva evaporava de novo, formando novas nuvens e assim, novas chuvas. Esse ciclo durou um bom tempo até que, como o solo foi ficando mais frio, a água se acumulou em certos pontos da litosfera, gerando, aos poucos, os rios, lagos, oceanos, mares e demais depósitos de água. A partir dessa água, achamos que surgiu o gás oxigênio, e assim, começou a existir vida na Terra, mas existem muitas teorias sobre como surgiu o ser humano e os outros seres vivos. Vamos ver algumas teorias a seguir.


Biogênese versus Abiogênese

Representação do experimento de Redi. Foram colocados dois pedaços de carne em dois frascos iguais, mas um tampado com gaze e outro destampado. No frasco tampado, não têm moscas. Já no frasco destampado, várias moscas pairam sobre a carne. Conclusão: algumas moscas pousaram na carne e deixaram larvas, que se formaram em novas moscas. Esse experimento deixa claro que moscas não podem ser reproduzidas por carne, e sim, por moscas da mesma espécie que deixam os ovos na carne!
Aristóteles e outros sábios da época acreditavam que larvas poderiam surgir "espontâneamente" do lixo, assim como outros seres poderiam aparecer na terra, da lama e de outros materiais. Essa é a Abiogênese!








Em meados do século XVII (17), as pessoas achavam que um ser supremo (um Deus, um ser surreal) havia criado os seres humanos e os animais maiores e 'inteligentes' (como os macacos, os mamíferos) e os animais mais simples (sapos, moscas, peixes) se formaram de lama, de areia e de lodo, até de objetos sem vida, como camisas. Essa teoria ficou conhecida como Abiogênese.


Representação do experimento de Pasteur. Aqui, ele usou dois balões de vidro com pescoços compridos. Os dois foram enchidos com um tipo de caldo, e depois foram fervidos. Quando se ferve algum líquido, ele mata os micróbios que possam estar ali. Assim foi. Depois disso, um dos balões teve o 'pescoço' retirado, e assim os micróbios cresceram novamente. Mas o balão que continuou com o pescoço não teve crescimento microbiano. Isso prova que o ser vivo, no caso o micróbio, só pode se reproduzir quando tem outro. Quando o caldo está fervido e fechado, os micróbios são mortos e assim, não podem se reproduzir!
Assim tentou provar Jan Baptista, que animais podiam se formar de objetos, ele disse: - "colocam-se, num canto sossegado e pouco iluminado, camisas sujas. Sobre elas espalham-se grãos de trigo e o resultado será que, em vinte e um dias, surgirão ratos." Loucura, né?! Para seu azar, essa teoria foi negada, e então os pesquisadores Redi, Spallanzani e Pasteur forneceram evidências de que seres vivos só podiam surgir pela reprodução de seres de sua própria espécie, teoria que ficou conhecida como Biogênese.
Teoria da Evolução
Os avanços tecnológicos põem em dúvida, tanto a criação divina (de um Deus), como a geração espontânea (animais vindos de lodo, lama), abrindo caminho para novas teorias de como surgiu vida na Terra. Alguns acreditam na Evolução, onde diz que primeiro surgiram células, depois bactérias, depois planktons, peixes, sapos, e assim foi, até chegar nos macacos, que evoluíram e surgiu o ser humano.
Esse videozinho mostra a abertura do desenho Os Simpsons, onde Homer é uma célula, evolui como bactéria, depois peixe, e assim por diante. A Evolução da vida na Terra em apenas 1:30 de bem forma engraçada, haha .


Foi da Teoria da Evolução na Terra que surgiu a Evolução do Homem, onde mostra as últimas evoluções, no caso são os macacos, do homo sapiens. Veja aí a foto da Evolução do Homem:



2 comentários:

  1. Thainá,… parabéns pelo blog. Tenho uma questão. Num artigo você aponta o problema da educação cientifica no Brasil. Sabemos quanto as doutrinas religiosas tem desviado a razão humana da realidade. Mas não seria uma errada educação cientifica tão perniciosa quanto as doutrinas religiosas? Um exemplo de errada educação cientifica é o titulo dêste artigo: “A formação da Terra e dos seres vivos”. Onde está a palavra “teoria”? Em seguida o artigo diz: ‘há evidências cientificas...”. Quais são estas evidências que não conheço? Quando e onde foi assistida a formação de qualquer astro celeste, um evento que deve se prolongar por milhões de anos?!

    Mas a principal questão é: quais eram as fôrças naturais e os elementos ou substâncias que existiam na Terra antes das origens da Vida e que atuaram nas origens das propriedades vitais, tais como replicação e depois reprodução sexual? Ciclo vital, metabolismo, etc? E estas fôrças não atuaram tambem na formação do planeta?

    Não existe um elo evolucionário racional entre estas teorias das origens do planeta e da origem do que depois êle produziu: o primeiro sistema celular vivo. Algo está tremendamente errado aí. E êste êrro tambem desvia as mentes das crianças da realidade. a não ser que sejam alertadas em palavras grifadas: isto é uma teoria mas a questão continua em aberto para que vocês continuem procurando a verdade.

    A propósito, existe um outro modêlo “teórico” cosmológico que sugere quais eram e onde estavam as tais fôrças na formação do planeta. Mas é algo totalmente inédito que será dificil captar e entender numa primeira vista. E não existem fatos cientificos comprovados anulando o modêlo.O importante é que o modêlo nos desperta para a existência de outras alternativas e mais lógicas ou racionais. ( se interessar veja em http://theuniversalmatrix.com ). Abraços e... que tenha fôrças para continuar esta obra benemérita.

    ResponderExcluir
  2. Olá Louis!
    Agora tu me intrigou bastante. Porém, também tenho argumentos TEÓRICOS. Vou postar sobre isso, tentar esclarecer alguns pontos na minha visão.
    Fique de olho no Blog, os próximos posts terão este tema :)
    Abraço e obrigado!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...