sábado, 7 de agosto de 2010

Forma e atmosfera da Terra

Imagem da Terra vista da Apollo 17. Crédito da foto: pt.wikipedia.org

Forma da Terra: Esse tema deve ser até meio bobo para uma prova como a OBA, pois é claro que todo mundo sabe que a forma da Terra é aproximada como uma esfera, mas não é totalmente redonda não. A Terra tem forma irregular, mas se aproxima de ser uma esfera totalmente redonda. Sua superfície é totalmente irregular. A Terra é vista na forma geiodal na sua forma real, ou seja, toda irregular, como você poderá ver na imagem ao lado. O Modelo esferóide mostra que é Terra forma realmente uma esfera, é e totalmente redonda, e o modelo Elipsóide mostra a forma aproximada da Terra, não é nem tão irregular como a Geiodal, mas nem tão redonda como a Esferoide.


Crédito da foto: mundoeducacao.com
Atmosfera: Um dos motivos de existir vida na Terra é o fato de sua atmosfera ser respirável e permitir a radiação solar (sem a radiação solar, o Sol não chegaria na superfície, que seria super fria e daria ao planeta 18°C abaixo de zero. O ar seco contém, em volume, cerca e 78,09% de nitrogênio, 20,95% de oxigênio, 0,93% de argônio, 0,039% de gás carbônico e pequenas quantidades de outros gases. O ar contém uma quantidade variável de vapor de água, em média 1%. Em geral, a atmosfera terrestre é composta de nitrogênio, oxigênio e argônio e é constituída de 5 camadas: Troposfera - As condições climáticas acontecem na camada inferior da atmosfera, chamada troposfera. Essa camada se estende até 20 km do solo, no equador, e a aproximadamente 10 km nos pólos. Estratosfera - A estratosfera chega a 50 km do solo. A temperatura vai de 60ºC negativos na base ao ponte de congelamento na parte de cima. A estratosfera contém ozônio, um gás que absorve os prejudiciais raios ultravioleta do Sol. Hoje, a poluição está ocasionando "buracos" na camada de ozônio. Mesosfera - O topo da mesosfera fica a 80 km do solo. É muito fria, com temperaturas abaixo de 100ºC negativos. A parte inferior é mais quente porque absorve calor da estratosfera. Termosfera - O topo da termosfera fica a cerca de 450 km acima da Terra. É a camada mais quente, uma vez que as raras moléculas de ar absorvem a radiação do Sol. As temperaturas no topo chegam a 2.000ºC. Exosfera - A camada superior da atmosfera fica a mais ou menos 900 km acima da Terra. O ar é muito rarefeito e as moléculas de gás "escapam" constantemente para o espaço. Por isso é chamada de exosfera (parte externa da atmosfera).

5 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, está me ajudando mt pra prova da OBA que terá nessa sexta feira 13 MUHAHAHA kk

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, ainda bem que estou ajudando. Nem me fale na OBA, estou tão nervosa! kk'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tambem estou muito nervosa e anciosa

      Excluir
  3. obrigada .gostei me ajudou muito a estudar par a oba.me afundei nesse concurso fiz a maquete do sistema solar e o foguete

    ResponderExcluir
  4. Boa noite
    Gostaria que me ajudasse qual a palavra correta para uma cruzadinha...esta pedindo forma da terra.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...