quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Fenômenos físicos e químicos: elementos químicos e origem

Fenômenos físicos e químicos
ORIGEM:
Fenômeno é toda e qualquer transformação que ocorre com a matéria, na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição. Um fenômeno pode ser classificado em físico ou químico. Fenômeno químico é todo aquele que ocorre com a formação de novas substâncias. Um fenômeno químico, como a combustão, transforma uma substância em outra, com diferentes propriedades químicas. Fenômenos físicos são todas as transformações da matéria sem ocorrer alteração de sua composição química. É todo fenômeno que ocorre sem que haja a formação de novas substâncias. O fenômeno químico altera a natureza da matéria. O fenômeno físico altera apenas a forma da matéria. Veja a demonstração com o papel:

Fenômeno Químico: Queimando o papel ele deixa de ser papel;

Fenômeno Fisico: Quando rasgamos o papel ele continua sendo papel mesmo tendo mudado sua forma.

Exemplos de fenômenos químicos: o enferrujamento do ferro, a respiração dos seres vivos, a fotossíntese realizada pelos vegetais clorofilados, etc. Os fenômenos químicos são também denominados reações químicas, e são descritos através de equações. Combustão do etanol ou álcool comum: Nesta reação química, uma molécula de etanol (C 2 H 5 OH)reage com três moléculas de gás oxigênio do ar atmosférico (O 2), produzindo duas moléculas de gás carbônico (CO 2) e três moléculas de água, conforme a equação:

C 2H 5 OH(l) + 3 O 2(g) => 2 CO 2(g) + 3 H 2O(l) + calor

Exemplos de fenômenos físicos: a queda de um corpo, a reflexão da luz em um espelho, a dilatação dos corpos, os pontos de fusão e ebulição, a densidade absoluta, etc. As mudanças de estado físico sofridas pelas substâncias são propriedades físicas da matéria (ponto de fusão e ebulição). A fusão do gelo e a evaporação do álcool são exemplos dessas propriedades. Você já ouviu falar do Gerador de Van der Graff? Um instrumento que através da força eletrostática faz com que os cabelos do indivíduo que o tocar fiquem totalmente de pé. Esse objeto consiste na exibição de um fenômeno físico.


ELEMENTOS QUÍMICOS:
Denomina-se elemento químico todos os átomos que possuem o mesmo número de prótons em seu núcleo, ou seja, o mesmo número atômico (Z). O termo elemento químico pode se referir também a uma substância química pura composta por átomos com o mesmo número de prótons em seu núcleo. Este último conceito algumas vezes é chamado de substância elementar, diferindo da primeira definição, mas muitas vezes, o conceito de elemento químico é usado em ambos os casos. Ex: Oxigênio é o elemento químico constituído por todos os átomos que possuem número atômico 8, ou seja, com 8 prótons. Cálcio é o elemento químico constituído por todos os átomos que possuem número atômico 20, ou seja, com 20 prótons. Dessa forma, o número atômico é característica de cada elemento químico, sendo como seu número de identificação.

12 comentários:

  1. muito interessante ..parabens thainá mocelin

    ResponderExcluir
  2. Thauna me ajudo muito nos meus trabalhos escolares....parabens muito intelgente vc..kk!

    ResponderExcluir
  3. Este e um Texto muito interessante Parabéns a Thaina e inspirador um Texto que não tem comparações meus parabéns! Ass;Guga miranda

    ResponderExcluir
  4. eu queria saber se vulcão é elemento químico ou ´físico.voce pode me responder por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fisico porque acontece a queima de larvas mais mesmo assim continua a mesma coisa. ele nao vira outra coisa.

      Excluir
  5. to estudando para a prova do Oba no seu blog, ano passado alcancei a nota 7,8 e esse ano quero mais

    ResponderExcluir
  6. Sucesso Thaina melhores blogs sobre Astronomia S2

    ResponderExcluir
  7. Amei, mto obgg, estudo para a OBA e para a ONC com esse blog, mto obg de vdd e parabéns!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...