quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A Exploração de Marte

"Mars PathFinder é o segundo projeto da NASA em relação à exploração de Marte. A Missão é composta por uma estação de lançamento e transmissão de dados, chamada de Sagan Memorial Station , e um robô de exploração de superfícies , chamado Sojourner . O objetivo principal é a demonstração de costas baixas para pouso e exploração do solo de Marte."





Eles estão fazendo esses projetos para saber se o Homem, assim como fez na Lua, poderá pisar em Marte. Precisam saber como é o solo, a atmosfera, o clima, enfim, todas as condições, bem detalhadamente. O Robô Sojourner foi projetado para captar amostras do solo de Marte e possui seis rodas e um painel de captação de energia solar. A NASA já enviou diversas sondas para saber como é em Marte. Marte é o planeta mais próximo da Terra, ocupando o 4º lugar na ordem das distâncias ao Sol. Tem uma atmosfera bastante ténue, essencialmente constituída por dióxido de carbono, com pequenas quantidades de azoto,oxigénio e vapor de água. O ano marciano é quase o dobro do da Terra. A superfície de Marte está coberta por crateras, tendo até sido observados vulcões. Marte possui dois satélites: Fobos e Deimos. Desde a década de 1960, o homem busca informações sobre Marte. Porém, apenas dois terços dos projectos foram bem sucedidos. A 28 de novembro de 1964 começou a primeira missão bem sucedida a Marte.

Como imaginasse o solo do Marte: rochoso e com crateras

A sonda sobrevoou o planeta em Julho de 1965 e retornou com fotos da sua superfície. A partir daí foram-se alcançando várias metas, nomeadamente: fizeram-se mapeamentos globais, colectaram-se dados sobre a atmosfera, recolheram-se dados sobre o planeta, tiraram-se fotos da superfície, estudou se o solo e transportou-se água e gelo de modo a estudar o ambiente. A 2 de Junho de 2003 foi a primeira missão europeia enviada a qualquer planeta. No entanto, as missões espaciais que deram um verdadeiro destaque à exploração de Marte foram, indubitavelmente, as duas missões Viking nos meados de 1970, que enviaram as primeiras imagens detalhadas a partir da superfície marciana. Os veículos orbitais mapearam 97% do planeta. A exploração de Marte teve depois uma paragem durante mais de duas décadas, interrompida somente por algumas tentativas falhadas ou parcialmente bem sucedidas. A Mars Global Surveyor tornou-se na primeira missão com êxito no Planeta Vermelho, em vinte anos, quando foi lançada em 1996, entrando em órbita em 1997. No entanto, o ano de 2003 assistiu a um interesse retomado por Marte através de um aumento de missões, com o lançamento pela ESA da Mars Express, com o seu módulo de aterragem Beagle, e com o lançamento pela NASA de dois rovers , Spirit e Opportunity. Esta missão teve como objectivo analisar a atmosfera e o solo do planeta, além de verificar que já existiu água na forma líquida, uma das condições impostas pelos cientistas para existência de vida em Marte. Recolheu amostras de solo e enviou os dados de volta para a Terra.
http://www.cienciaviva.pt/rede/space/home/desafio3/desafio3azambuja4.pdf

8 comentários:

  1. Legal de mais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Gostei muito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante esse site ajuda muito!Parabéns THAINÁ vc merece muitos acessos

    ResponderExcluir
  3. Ola a todos!!
    Vou dizer a verdade esse site é.....
    MUITO BOMM ameii
    tbm achei muito interessante e ainda dar para seguir pelo FACEBOOK ameiiiiiiiiiiiii
    Que vc estore em acessos
    bjos
    ASS:ALINY

    ResponderExcluir
  4. ESSE SITE É BOM NÃO VOU NEGAR!!!!!!!!!!
    PARABÉNS THAINÁ MOCELIN DO NASCIMENTO
    E O Q VC DISSE É VERDADE É MELHOR A VERDADE SER ESCLARECIDA
    bjosss
    ASS:NOEMI DANTANTINHAS

    ResponderExcluir
  5. Muito bom esse site ajuda muito quem vai fazer a olimpiada brasileira de astronomia

    ResponderExcluir
  6. gostei!mais faltou fotos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...