domingo, 15 de agosto de 2010

Chuva de Meteoros: O que são e Porque ocorrem (13 de agosto, sexta-feira)

Chuva de Meteoros Perseids 2010 (não sei de
que lugar tiraram a foto)
Nessa sexta-feira, dia 13 de agosto, ocorreu um fato astronômico super lindo: a Chuva de Meteoros Perseids. O céu em meio à madrugada ficou todo iluminado, simplesmente um espetáculo! Quem teve a oportunidade de ver ficou com os olhos cheios d'água. Pois bem, não tenho muito o que comentar, já que MUITOS outros sites e blog também comentaram sobre a Chuva de meteoros, e eu não vou copiar o conteúdo deles, uma, porque ia ficar muito bobo dois blogs com o mesmo conteúdo, ridículo. Dois, porque eu gosto de resumir numa linguagem mais fácil de entenderem e três, porque eu gosto de fazer do meu jeito, então, aproveitem! 



O que são Chuvas de Meteoros ?
Uma pergunta bem frequente no mundo da Astronomia é essa. Vou explicar de um jeito bem simples. O cometa, um corpo celeste composto basicamente de gelo e poeira, ao entrar em contato com a atmosfera, cria "faíscas", já que os componentes do cometa queimam com os componentes da atmosfera. Isso cria a Chuva de Meteoros, onde vários pedaços do cometa se encontram com a atmosfera e queimam. 


Porque elas ocorrem ? 
Como disse aqui em cima, as chuvas de meteoros são um fenômeno causado pelo encontro dos pedaços do meteoro com a atmosfera. Então, as chuvas de meteoros ocorrem porque a Terra, em determinadas épocas, entra em contato, ou chega perto, de algum meteoro, ocasionando as "faisquinhas" que vemos no céu.


O que aconteceu nessa sexta ? Como foi ?
Desculpa, a imagem tá ruim, mas quem tirou devia tá
babando, rs
Pois bem. Já expliquei nesse post que as chuvas de meteoros são junção da atmosfera com o meteoro, e que elas ocorrem por isso mesmo. Agora, vou explicar o que aconteceu, exatamente, sexta, em agosto. 
O nome da chuva de meteoros que rolou na madrugada do dia 13 de agosto é Perseids (mas tem gente que fala Perseidas, Perdeídas, tem o mesmo significado). Ela ocorre todo ano, no mês de agosto, pois é nesta época que a Terra passa pelos rastros do cometa Swift-Tuttle.
Ao longo do ano, várias chuvas de meteoros acontecem, porém, algumas não são visíveis no Brasil. Por isso, devemos nos sentir prestigiados por poder ver esse lindo espetáculo tão nitidamente.

4 comentários:

  1. OI Thaina: fiquei curioso... a última foto ai foi aqui em Curitiba?? As outras sao de outros lugares...
    Também quero ver aqui de casa... como conseguiu ve-los??

    Parabens novamente pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Olha, não sei te dizer aonde foi tirada a foto, nem qual é a chuva de meteoros retratada.
    Mas a chuva de meteoros (Delta Aquarideos), em julho, eu consegui ver perfeitamente, daqui da minha janela na cidade de Quatro Barras, do lado de Curitiba. Eu nem sabia que ia ocorrer a tal chuva de meteoros. Olhei para o céu e vi uns pontinhos parecidos com estrelas, só que mais brilhantes e que pareciam se mover bem devagar. Aí sim, diferenciei das estrelas, e vi que se tratava de meteoros.
    Portanto, fique ligado nas notícias da internet, sempre que vai ocorrer uma chuva eles anunciam. às vezes não dá para ver à olho nu, mas não custa tentar!

    Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Tenho 11 anos quero ser astrologa e to adorando seu blog !!!
    Parabens!!!

    ResponderExcluir
  4. SONHE HAHA VAI ESTUDAR CRIANÇA :3

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...